Fotos impressionantes da vida selvagem tiradas por um fotógrafo amador durante seu horário de almoço renderam a ele milhares de fãs.
Dave Newman faz regularmente uma breve viagem de carro de seu escritório no centro de Sleaford, em Lincolnshire, no Reino Unido, até o rio local para registrar seus animais e pássaros.
- Foto de onça coberta de cinzas no Pantanal disputa prêmio internacional; veja 25 finalistas
- Foto do aumento do nível do mar com aquecimento global vence prêmio Fotógrafo Ambiental do Ano
O que começou como uma alternativa ao tédio no horário do almoço se transformou em um hobby que atraiu fãs ao redor do mundo.
Newman afirma que ficou emocionado com a atenção e faz um apelo para que outros fotógrafos iniciantes "simplesmente saiam e fotografem".
Sua obsessão pela fotografia começou quando ele se viu perdido durante os intervalos de almoço e queria fazer algo mais do que simplesmente caminhar pela cidade.
"Desço com meu carro para o rio em dois minutos", diz ele.
Um de seus locais favoritos para fotografar na cidade de cerca de 18 mil habitantes é Cogglesford Mill, no "cristalino" Rio Slea.
"Outro dia, estava do lado de fora do centro de lazer quando fotografei um pato-mandarim e havia muita gente em volta", afirma.
"Para mim, trata-se de estar sozinho, longe dos problemas que absorvem a atmosfera e o ar fresco", explica Newman.
"Você não sabe o que vai ver de um dia para o outro."
"Se você pudesse prever a natureza, seria muito chato, para ser sincero."
No entanto, às vezes ele "gostaria que as coisas simplesmente ficassem paradas, e não ficam".
Newman, que começou a fotografar há apenas três anos, fez um chamado para que os aspirantes a fotógrafos, inclusive aqueles que nunca pegaram uma câmera antes, "simplesmente peguem e comecem a fotografar".
"Os pássaros do jardim são um ótimo lugar para começar, ou rio abaixo onde patos e cisnes estão acostumados com os humanos", sugere.
Newman ainda tem alguns alvos que espera capturar com suas lentes, e no ano que vem planeja ir para a Escócia. Ele adoraria fotografar, por exemplo, cervos selvagens ou uma águia-real.
Mas sua maior ambição é fazer um "safári africano propriamente dito para ver grandes felinos e os demais (animais)".
"Se eu tivesse aprendido sobre fotografia quando estava na escola, não estaria neste trabalho, é uma paixão minha".
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.