Arábia Saudita

O dia em que o samba chocou

Correio Braziliense
postado em 10/01/2022 00:01
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

Acredite se quiser. Aconteceu em um dos países mais conservadores do mundo, que segue à risca a versão ortodoxa do sunismo, corrente do islã. Três passistas sambam pelas ruas de Jazan, cidade localizada no sudoeste da Arábia Saudita, às margens do Mar Vermelho. Em vídeo divulgado nas redes sociais, as mulheres aparecem sorridentes, com os antebraços e parte da barriga à mostra, ao som de tambores. As pernas estão semicobertas por penas. Uma das passistas, vestida de azul, cumprimenta crianças, que não escondem a alegria e acompanham o trio. Nas imagens, alguns homens registram tudo com seus celulares. A apresentação, parte do Carnaval Martítimo de Jazan e do Festival de Inverno, escandalizou cidadãos e autoridades. 

"Assistam à decadência e ao tremular da bandeira gay no evento de inverno de Jazan para mulheres nuas!", escreveu um saudita no Twitter, ao publicar o vídeo. Em nota, o príncipe Muhammad bin Nasser bin Abdulaziz, emir (governador) da região de Jazan, comentou o incidente e anunciou uma apuração dos fatos. "Sua Alteza o Emir de Jazan ordena rapidamente uma investigação sobre a participação de um grupo de dança nas atividades do Festival de Inverno de Jazan e a tomada de medidas necessárias para prevenir quaisquer abusos", afirma o Emirado de Jazan. Segundo o comunicado, a decisão do príncipe foi tomada ante a repercussão dos vídeos e das fotos nas redes sociais. 

Indignação

Cidadadãos sauditas reagiram com indignação à apresentação das "sambistas" em Jazan e cobraram punições. "Não é a primeira vez, e espero que seja a última. Jazan e seu povo são puros e honrados para terem sua reputação manchada por essa imundície moral", escreveu um deles, em resposta ao comunicado do Emirado de Jazan. "Por Deus, o que está acontecendo? Querem manchar a nossa pátria, que serve às duas mesquitas sagradas (Meca e Medina), conhecidas pela preservação do valor, da religião e da moral", comentou outro.

O supervisor geral do Emirado de Jazan destacou que o Festival de Inverno "trabalha para o desenvolvimento da indústria de turismo, de forma a contemplar as necessidades e as aspirações da comunidade, incluindo moradores e visitantes, com os esforços dos criativos filhos e filhas de Jazan". Ele também citou a diversidade que marca o evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação