Uma mala cheia de álcool e pista de dança até o amanhecer, enquanto a rainha Elizabeth II se preparava para enterrar o marido. Novas revelações sobre as festas em Downing Street (sede do governo britânico) encerraram uma semana desastrosa para o primeiro-ministro Boris Johnson. Em uma das imagens que mais simbolizam o rigor dos confinamentos pela covid-19 no Reino Unido, Elizabeth II, de 95 anos, aparece vestida de preto e sentada sozinha na capela do Castelo de Windsor durante o funeral do príncipe Philip, com quem foi casada por sete décadas.
Segundo o jornal conservador Daily Telegraph, até a madrugada daquele 17 de abril de 2021, período de luto nacional, o pessoal de Downing Street comemorava em grande estilo a saída de dois colaboradores: o diretor de comunicação James Slack, agora vice-diretor do The Sun, e um fotógrafo pessoal de Johnson. As duas festas, uma das quais decorreu num sótão da sede do governo, acabaram se juntando nos jardins da residência oficial, segundo o jornal próximo do poder.
Uma pessoa foi enviada a um supermercado para comprar garrafas de vinho que levou para Downing Street em uma mala. Naquele momento, as reuniões em locais internos estavam proibidas e apenas um máximo de seis pessoas podia se reunir ao ar livre. Ontem, os serviços do primeiro-ministro britânico pediram desculpas à rainha. "É profundamente lamentável que isso tenha ocorrido em um momento de luto nacional e o 10 (Downing Street) apresentou suas desculpas ao palácio", disse um porta-voz do líder conservador.
Por meio de um comunicado, Slack se desculpou "sem reservas pela raiva e pela dor causadas". "Este evento não deveria ter acontecido", acrescentou, dizendo que assumia "total responsabilidade". Segundo um porta-voz citado pelo jornal The Telegraph, Johnson, de 57 anos, não estava presente e se encontrava em Chequers, a residência de campo dos chefes de governo britânicos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.