Mostrar poder

Desfile militar talibã no Afeganistão após protestos no noroeste

Protestos foram organizados na cidade, capital da província de Faryab, após a prisão de um comandante talibã da etnia uzbeque por seu suposto envolvimento em um sequestro

Agência France-Presse
postado em 17/01/2022 09:34
 (crédito: ELISE BLANCHARD / AFP)
(crédito: ELISE BLANCHARD / AFP)

Maymana, Afeganistão- O Talibã fez uma demonstração de força militar com um desfile de dezenas de seus combatentes armados no domingo em Maymana (noroeste), onde ocorreram confrontos com a população local uzbeque na semana passada.

Protestos foram organizados na cidade, capital da província de Faryab, após a prisão de um comandante talibã da etnia uzbeque por seu suposto envolvimento em um sequestro.

O incidente levantou temores de tensões entre as populações civis pashtun e uzbeque e também com os talibãs, de grande maioria de origem pashtun.

Informações não confirmadas falavam de mortes de membros de ambas as comunidades em incidentes isolados.

"Enviamos centenas de combatentes das províncias vizinhas e a situação agora está sob controle", disse Latifullah Hakimi, alto funcionário do Ministério da Defesa afegão.

Combatentes talibãs usando máscaras, vestidos com "shalwar kameez" branco - o tradicional manto afegão - trajes militares e lenços com a inscrição da fé muçulmana desfilaram enfileirados no domingo.

Dezenas de outros estavam em caminhonetes ou veículos blindados, equipados com armas apreendidas de ex-membros do governo e das forças americanas durante a rápida ascensão dos talibãs ao poder em agosto.

Os islâmicos estão fazendo tudo o que podem para transformar seu movimento insurgente em um governo capaz de administrar um país à beira do colapso econômico e onde mais da metade da população está ameaçada pela fome.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação