Pandemia

OMS na Europa diz que 'fase de emergência' da pandemia pode terminar este ano

Segundo a nota, a ômicron respondeu por 31,8% de novos casos de covid-19 na região na última semana, um avanço em relação aos 15% do período anterior

Agência Estado
postado em 24/01/2022 10:29
 (crédito: Odd ANDERSEN / AFP)
(crédito: Odd ANDERSEN / AFP)

O braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa expressou confiança, nesta segunda-feira, de que a variante Ômicron do coronavírus pode levar ao fim da "fase de emergência" da crise sanitária, embora seja mais transmissível que cepas anteriores.

"A pandemia está longe de terminar, mas espero que possamos encerrar a fase de emergência em 2022 e abordar outras ameaças à saúde que exigem nossa atenção urgentemente", afirmou o diretor da OMS para o continente europeu, Hans Henri P. Kluge.

Segundo a nota, a Ômicron respondeu por 31,8% de novos casos de covid-19 na região na última semana, um avanço em relação aos 15% do período anterior. "Embora a Ômicron pareça causar doenças muito menos graves que a Delta, ainda estamos vendo um rápido aumento nas hospitalizações, devido ao grande número de infecções", explica.

Kluge acrescentou que considera muito provável a emergência de novas variantes, mas disse que os governos devem conseguir evitar a imposição de medidas restritivas duras. "Acredito que uma nova onda poderia não mais exigir o retorno ao lockdown da era pandêmica em toda a população ou medidas semelhantes", destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.