Estados Unidos

Biden deve indicar a primeira mulher negra para a Suprema Corte

Rodrigo Craveiro
postado em 27/01/2022 06:00
 (crédito: Rose Lincoln/Harvard/Wikipedia)
(crédito: Rose Lincoln/Harvard/Wikipedia)

O anúncio de que o juiz progressista Stephen Breyer, 83 anos, planeja se aposentar e deixar a Suprema Corte dos Estados Unidos em junho repercutiu intensamente em Washington. Com a decisão de Breyer, o presidente Joe Biden deve fazer a primeira indicação à máxima instância do Judiciário. O democrata pode entrar para a história com a inédita escolha por uma mulher negra para o cargo. De acordo com a rede de TV CNN, a favorita para a vaga de Breyer é a juíza Ketanji Brown Jackson, 51, lotada no poderoso tribunal de apelação da capital federal. Ela também trabalhou como advogada da equipe de Breyer e foi defensora pública federal. 

"O presidente disse e reiterou sua promessa de nomear uma mulher negra para a Suprema Corte, e essa promessa continua de pé hoje", disse Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, que se negou a confirmar a renúncia de Breyer. Para especialistas consultados pelo Correio, a aprovação de Ketanji será um desdobramento natural. "Na campanha eleitoral, Biden prometeu que nomearia uma mulher afro-americana para a primeira vaga na Corte. Promessa é dívida. Legalmente, ele tem escolha; politicamente, não", explicou Alan B. Morrison, professor da Faculdade de Direito da Universidade George Washington, situada em Washington D.C.

Professor de direito de interesse público na mesma universidade, Jonathan Turley afirmou que o uso de uma qualificação de limite baseada em raça ou em gênero não seria permitido em uma universidade ou em uma  companhia privada. "Não é algo apenas inédito, mas também desnecessário. É um momento irônico, dada a consideração da Corte sobre as preferências raciais pelas universidades", disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação