monarquia

Rainha Elizabeth II celebra jubileu de platina

Correio Braziliense
postado em 07/02/2022 00:01
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Símbolo da realeza, a rainha Elizabeth II celebrou 70 anos de coroação, ontem. Conduzida ao trono aos 25 anos, em 6 de fevereiro de 1952, Elizabeth II sucedeu o pai, o rei George VI, que faleceu vítima de um câncer de pulmão. Pela primeira vez, a monarca comemora a data sem a presença do marido, príncipe Philip, que morreu em abril de 2021, aos 99 anos.

Com alta popularidade entre os súditos, a rainha enviou uma mensagem ao povo. "Gostaria de expressar meus agradecimentos a todos vocês por seu apoio. Permaneço eternamente grata e humilde pela lealdade e carinho que vocês continuam me dando".

Embora não exista nenhuma cerimônia oficial, no sábado, a rainha abriu as portas de sua residência em Sandringham e recebeu membros da comunidade local e grupos de voluntários. Na lista de convidados, a ex-cozinheira Angela Wood, que contribuiu para a criação do "Coronation chicken" ou "Frango Rainha Elizabeth", um clássico da gastronomia britânica.

Rainha consorte

Ainda durante os festejos, a monarca de 95 anos surpreendeu a todos ao anunciar o desejo de que Camilla, duquesa da Cornulha, "seja conhecida como rainha consorte", quando o príncipe Charles - 73 anos e primeiro na linha de sucessão o trono britânico - for coroado.

De acordo com um porta-voz da família real, Charles e Camilla estavam "emocionados e honrados pelas palavras" da rainha, que também destacou o "trabalho leal" da duquesa. Em um comunicado, o príncipe Charles afirmou que: "Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo de minha mãe. Enquanto procuramos juntos servir e apoiar Sua Majestade e as pessoas de nossas comunidades, minha querida esposa tem sido meu apoio constante", declarou.

Casados desde 2005, Camilla travou uma longa jornada até ser reconhecida e admirada pelos britânicos. Sua popularidade cresceu, principalmente com seu envolvimento em causas como o combate à violência contra a mulher e a defesa dos animais.

Homenagens

Por meio de um comunicado, o príncipe Charles rendeu homenagens à mãe. "A devoção da rainha ao bem-estar de todo o seu povo inspira uma admiração ainda maior a cada ano que passa", afirmou.

O primeiro-ministro Boris Johnson parabenizou a rainha e afirmou que Elizabeth, "em sete décadas de reinado, mostrou um inspirador sentido de dever e uma devoção inabalável a esta nação".

Hoje, as bodas de platina serão celebradas com uma salva de 42 tiros de canhões. Para os festejos, moedas comemorativas foram cunhadas e oito selos com momentos históricos do reinado foram emitidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags