EUA

Trump levou cartas do líder norte-coreano ao deixar a Casa Branca

O Arquivo Nacional precisou ir a residência de Donald Trump na Flórida para recuperar cartas que o ex-presidente recebeu de Barack Obama e do líder norte-coreano Kim Jong Un

Agence France-Presse
postado em 07/02/2022 14:19 / atualizado em 07/02/2022 14:20
 (crédito: Mandel Ngan/AFP - 24/11/2020)
(crédito: Mandel Ngan/AFP - 24/11/2020)

Donald Trump recebeu cartas do ex-presidente Barack Obama e do líder norte-coreano Kim Jong Un quando deixou a Casa Branca e os Arquivos Nacionais tiveram que ir à sua residência na Flórida para recuperá-las, revelou o Washington Post nesta segunda-feira(7).

Ao final de seu mandato, os presidentes dos EUA devem enviar todos os seus e-mails, cartas e outros documentos comerciais ao Arquivos Nacionais para preservação. Mas o bilionário republicano decidiu levar várias caixas para sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, segundo o The Washington Post.

Neles estavam, entre outras coisas, presentes de líderes estrangeiros, uma carta deixada por seu antecessor Barack Obama e outras escritas por Kim Jong Un.

"Ele me escreveu cartas lindas, são cartas magníficas. Nós nos apaixonamos", disse o presidente a apoiadores em setembro de 2018.

Mas no mês passado, altos funcionários dos Arquivos Nacionais viajaram para a Flórida para recuperar essas caixas, incluindo as cartas de Kim Jong Un, afirma o Washington Post.

Assessores de Donald Trump e dos Arquivos Nacionais não responderam às perguntas da AFP.

Na semana passada, os Arquivos Nacionais revelaram que o ex-presidente tinha o hábito de rasgar alguns de seus documentos de trabalho, mesmo sendo proibido.

"Entre os documentos presidenciais recebidos pelos Arquivos Nacionais estavam documentos em papel que foram rasgados pelo ex-presidente Trump", disseram à AFP.

"Funcionários de gerenciamento de registros da Casa Branca" "colaram" algumas das folhas, acrescentaram.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação