Esgotamento

Morte de funcionário esgotado reacende debate trabalhista na China

O jovem, de 25 anos, morreu de hemorragia cerebral na noite de sexta-feira (4), depois de procurar tratamento e não se apresentar ao trabalho como moderador de conteúdo do site de vídeos Bilibili

Agência France-Presse
postado em 09/02/2022 12:18 / atualizado em 09/02/2022 12:19
Esta foto mostra graduados universitários participando de uma feira de carreiras em Wuhan, na província de Hubei, centro da China -  (crédito:  China OUT / AFP / STR)
Esta foto mostra graduados universitários participando de uma feira de carreiras em Wuhan, na província de Hubei, centro da China - (crédito: China OUT / AFP / STR)

Pequim, China | A morte repentina de um jovem funcionário de uma gigante chinesa de Internet reacendeu o debate sobre o extenuante ritmo de trabalho e a cultura de horas extras com jornadas de 72 horas.

O jovem, de 25 anos, morreu de hemorragia cerebral na noite de sexta-feira (4), depois de procurar tratamento e não se apresentar ao trabalho como moderador de conteúdo do site de vídeos Bilibili.

Em um comunicado na noite de terça (9), a empresa confirmou o falecimento.

"A morte deste excelente trabalhador representa uma enorme perda para a empresa, mas também nos serve de alerta", escreveu a empresa.

"Devemos fazer melhorias para controlar a saúde dos nossos funcionários e evitar que tragédias similares se repitam", completa a nota.

O óbito se dá após vários casos de mortes súbitas no setor de tecnologia, provocando um debate sobre a cultura "996" - trabalhar seis dias por semana, das 9h às 21h - defendida por chefes como o fundador do Alibaba, Jack Ma.

Depois que um blogueiro anunciou a morte do jovem - citando colegas de trabalho anônimos, que disseram que ele foi forçado a fazer horas extras -, o caso se tornou viral no Weibo, a rede social chinesa equivalente ao Twitter.

Outros usuários do Weibo, que afirmam ser funcionários da Bilibili, acusam a empresa de forçar os moderadores de conteúdo a trabalhar 12 horas seguidas durante os feriados do Ano Novo Chinês.

Bilibili nega as acusações de imposição de horas extras, garantindo que o funcionário estava designado para trabalhar oito horas diárias, com dois dias de folga depois de cinco dias de trabalho, como parte da escala durante os feriados do Ano Novo Chinês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação