União Europeia

UE critica 'violação inaceitável' constitucional e legal na Bósnia e Herzegovina

A União Europeia divulgou comunicado criticando ma votação na Assembleia Nacional da República Srpska a favor de uma lei para estabelecer um Alto Conselho Judicial e da Promotoria

Agência Estado
postado em 10/02/2022 17:09 / atualizado em 10/02/2022 17:09
 (crédito: ANDREAS SOLARO/AFP)
(crédito: ANDREAS SOLARO/AFP)

A União Europeia divulgou comunicado, no qual critica uma votação na Assembleia Nacional da República Srpska a favor de uma lei para estabelecer um Alto Conselho Judicial e da Promotoria, o que segundo o bloco "representa uma violação inaceitável da ordem constitucional e legal da Bósnia e Herzegovina.

O Estado da Bósnia e Herzegovina é uma república federal, formada após a dissolução da Iugoslávia, e é composta por duas entidades políticas com autonomia, a República Srpska, ou República Sérvia, aliada da Rússia, e a Federação da Bósnia e Herzegovina.

Para a UE, caso a lei votada seja adotada, afetará de modo grave os direitos dos cidadãos da República Srpska. O bloco acredita que isso ainda "mina seriamente a perspectiva europeia da Bósnia e Herzegovina".

A UE pede que a liderança da República Srpska retome o diálogo para resolver divergências e diz que está disposta a usar "todos os instrumentos disponíveis" para que a crise atual no país seja superada e pela garantia de reformas para que o país possa avançar e fazer parte do bloco no futuro.

A UE diz que ainda as ações para "minar a unidade do país" estarão na agenda da próxima reunião do Conselho de Relações Exteriores da UE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.