Um vídeo que mostra uma briga entre dois jovens, num shopping nos Estados Unidos, está gerando indignação nas redes sociais. Durante a confusão, dois policiais aparecem para separar os envolvidos, mas é nítida a diferença de tratamento entre eles.
O garoto negro é jogado violentamente no chão, enquanto os policiais pedem para o jovem branco sentar no sofá. Durante o vídeo é possível ver o policial colocando o joelho nas costas do jovem negro, enquanto ele está deitado no chão e o outro policial o algema.
Em uma entrevista a ABC, o jovem negro identificado como Kye disse que “eles basicamente me jogam no chão e depois um deles coloca o joelho nas minhas costas e coloca as algemas."
A polícia de Bridgewater, onde aconteceu o caso, disse que o vídeo "deixou membros de nossa comunidade irritados", e prometeu investigar as medidas dos policiais.
No Twitter, o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, criticou a ação dos policiais: "Embora uma investigação ainda esteja reunindo os fatos sobre este incidente, estou profundamente perturbado com o que parece ser um tratamento racialmente desigual neste vídeo."
O diretor da antirracista rede de ação nacional dos Estados Unidos, Steffie Bartley também se manifestou e disse que o vídeo mostra um “viés implícito”. "Por que o jovem negro estava no chão algemado enquanto o jovem branco estava sentado no sofá como se ele estivesse supervisionando?", questionou Steffie no comunicado.
The Bridgewater Mall Fight is the clearest example of how police actively use race as a shorthand for who they perceive as a threat.
— Benjamin Dixon (@BenjaminPDixon) February 16, 2022
See for yourself. pic.twitter.com/ThJPQFNEzO
Saiba Mais
- Mundo Secretário diz que EUA não estão vendo tropas russas saindo da Ucrânia
- Mundo Biden: 'temos indicação de que a Rússia está se preparando para atacar a Ucrânia'
- Mundo O 'erro' do padre católico que anulou milhares de batismos nos EUA
- Mundo Hospitais de Hong Kong em 'modo de guerra' em meio à disseminação da ômicron
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.