JULGAMENTO

Brasileira é presa nos EUA por participar de invasão ao Capitólio em 2021

Letícia Vilhena é acusada pelo FBI de participar da manifestação violenta que deixou cinco mortos e mais de 200 feridos

Correio Braziliense
postado em 20/02/2022 20:25 / atualizado em 20/02/2022 20:25
Letícia Vilhena, engenheira, mora nos EUA desde 2014. Ela foi acusada de participar da invasão do Capitólio após ser identificada pelas câmeras do local -  (crédito: FBI/Reprodução)
Letícia Vilhena, engenheira, mora nos EUA desde 2014. Ela foi acusada de participar da invasão do Capitólio após ser identificada pelas câmeras do local - (crédito: FBI/Reprodução)

A brasileira Leticia Vilhena Ferreira, de 32 anos, foi identificada pelas autoridades americanas como uma das mais de 2 mil pessoas envolvidas na invasão do Capitólio, em janeiro de 2021. Ela foi presa na quarta-feira (16/2), na casa dela em Illinois, nos Estados Unidos.

A invasão do Capitólio foi realizada por apoiadores do ex-presidente Donald Trump, que não aceitaram a derrota do político contra Joe Biden. Eles invadiram o local durante uma sessão conjunta do Congresso que confirmaria a vitória de Biden, em 6 de janeiro de 2021. Com barras de ferro e sprays químicos, os invasores ameaçaram os congressistas de mortes e entraram em luta física com policiais, além de destruírem objetos do local.

Cerca de dois manifestantes e três policiais morreram; 140 agentes ficaram feridos. Outros quatro agentes de segurança que trabalharam na ação se suicidaram nos meses seguintes ao ataque.

Identificada pelas câmeras de segurança, Letícia aparece em meio à confusão com o celular na mão e parece filmar a ação. Durante a investigação, o FBI teve acesso às conversas da brasileira e afirmou que ela se preocupou em ser procurada pelas autoridades americanas.

“Você acha que eles vão atrás de todas as pessoas que foram à área do Capitólio?”, perguntou Letícia a uma pessoa. Em resposta, ela recebeu: “Não fique triste. Esteja preparada. Estamos todos ferrados. Sim, eles vão para todas as pessoas”. Letícia finalizou a conversa com palavras de arrependimento. “Fui tão irresponsável de andar lá”, disse.

Ao FBI, Letícia disse que foi à Washington no dia da invasão para assistir ao discurso de Trump, mas percebeu que uma multidão caminhava em direção ao Capitólio e decidiu segui-la. Ela teria ficado no prédio por cerca de 20 minutos. As autoridades americanas informaram, no entanto, que “Ferreira não parece ter participado de nenhuma agressão aos oficiais”.

Mesmo sem agressão, ela é acusada por dois crimes:  o de entrar ou permanecer conscientemente em qualquer edifício restrito sem motivos ou autoridade legal; e o de entrada violenta e conduta desordeira no Capitólio.

De acordo com as redes sociais, Letícia é engenheira ambiental , formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, em 2013. Um ano depois, ela foi aos Estados Unidos para se tornar pós-graduada em gestão de negócios e marketing na Universidade da Califórnia. Ela permaneceu no estado após a formação e conquistou uma vaga na empresa Crown Holdings, como engenheira em desenvolvimento de sistemas de gestão. 

Até o momento, mais de 725 pessoas foram presas e indiciadas pela invasão. Dessas, 225 foram apontadas como responsáveis por atos violentos durante o crime, inclusive por agressões aos agentes do Capitólio.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação