Ataques

Presidente ucraniano cogita romper relações diplomáticas com a Rússia

"Recebi um pedido do ministério das Relações Exteriores a respeito e estou examinando a possibilidade de romper relações", afirmou Zelenky

Agência France-Presse
postado em 22/02/2022 08:58
 (crédito:  Handout / UKRAINE PRESIDENCY / AFP)
(crédito: Handout / UKRAINE PRESIDENCY / AFP)

Kiev, Ucrânia- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admitiu nesta terça-feira (22) que considera romper as relações diplomáticas com a Rússia em resposta ao reconhecimento por parte de Moscou das duas regiões separatistas no leste do país e convocou para consultas o encarregado de negócios na capital russa.

"Recebi um pedido do ministério das Relações Exteriores a respeito e estou examinando a possibilidade de romper relações", afirmou Zelenky, que acusou a Rússia de continuar a "agressão militar contra a Ucrânia" com o reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk.

A Rússia respondeu de maneira imediata e afirmou que um eventual rompimento das relações "agravaria a situação".

"Seria uma decisão extremamente lamentável que apenas agravaria as coisas", disse um porta-voz do Kremlin.

Zelensky exigiu ainda que dentro das sanções contra Moscou seja incluído o gasoduto Nord Stream 2, que liga a Rússia à Alemanha.

"Estas sanções devem incluir o cessar total do Nord Stream 2", acrescentou.

Pouco depois, a Alemanha anunciou a suspensão de sua autorização para o polêmico gasoduto.

"Parece técnico, mas é necessário um passo administrativo e, então, não pode existir certificação do gasoduto e, sem certificação, o Nord Stream 2 não pode começar a operar", afirmou o chanceler alemão Olaf Sholz, que mencionou a possibilidade de "outras sanções" contra a Rússia, ao mesmo tempo que pediu esforços diplomáticos para "evitar uma catástrofe".

O gasoduto está concluído, mas não entrou em operação e aguarda a autorização da Alemanha.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação