Fake News

Fake News: Jornais britânicos desmentem notícia de que Rainha Elizabeth morreu

O nome da monarca chegou a ficar nos assuntos mais comentados do twitter após o equívoco do jornal

Camilla Germano
postado em 23/02/2022 17:50
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Na tarde da última terça-feira (22/2), o jornal norte-americano “Hollywood Unlocked” — conhecido também como HU — noticiou a morte da Rainha Elizabeth II do Reino Unido. A notícia foi desmentida momentos depois por vários veículos de comunicação locais mas a publicação continua disponível no site.

O motivo da morte, segundo a notícia da HU, seria em consequência da covid-19, à qual a Rainha contraiu pela segunda vez, precisando inclusive remarcar compromissos para fazer o isolamento social. A assessoria do Palácio de Buckingham, no entanto, confirmou que após testar positivo, a monarca estava bem e com sintomas leves.

Mesmo o site insistindo na notícia da morte da Rainha, a informação foi negada por jornalistas do Reino Unido. Um deles inclusive salientou que existem protocolos já estabelecidos para anunciar a morte de Elizabeth, quando isso acontecer. “A BBC irá anunciar primeiro, depois que o secretário particular dela tiver aconselhado o primeiro-ministro britânico”, explicou Ricardo Brooks, jornalista da Nationwide Radio.

Após o equívoco, o fundador do blog “Hollywood Unlocked”, Jason Lee, teria feito uma publicação se desculpando pela publicação da notícia. “Nossas sinceras desculpas vão para a Família Real e todos os envolvidos nessa situação embaraçosa. Foi um acidente e estamos trabalhando duro para que esse erro não aconteça outra vez. O estagiário foi mal informado e publicou um rascunho por engano”. No entanto, a publicação foi apagada do Twitter logo depois.

Em seguida, segundo informações do portal norte-americano, Variety, Jason Lee se pronunciou afirmando que o tweet com pedido de desculpas é falso e que ele manterá a história. “Acordei com uma conta falsa publicando uma retratação. Nós não conhecemos essa conta e não fizemos retratação da história. Ainda não há um comunicado oficial do Palácio. Estamos atentos”, disse ele.

Vale lembrar que nenhum comunicado oficial foi feito pelo Palácio de Buckingham e que, caso seja confirmada a morte da Rainha, a notícia será informada em primeira mão pelos canais oficiais.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação