Conselho da Europa 'condena energicamente' ataque da Rússia à Ucrânia

Marija Buric alertou para a violação do estatuto" do Conselho da Europa e da Convenção Europeia dos Direitos Humanos

Agência France-Presse
postado em 24/02/2022 07:16
 (crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)
(crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)

A secretária-geral do Conselho da Europa, Marija Pejcinovic Buric, condenou "energicamente", nesta quinta-feira (24/2), o "ataque militar" da Rússia à Ucrânia e antecipou a adoção de medidas, "rapidamente", para "responder à situação".

O ataque representa "uma clara violação do estatuto" do Conselho da Europa e da Convenção Europeia dos Direitos Humanos, acrescentou a chefe da organização pan-europeia, à qual Rússia e Ucrânia pertencem. "Peço às autoridades russas o cessar imediato e incondicional das hostilidades e um retorno à diplomacia para restabelecer a paz e evitar novas e devastadoras consequências" para a Europa, acrescentou.

Para Pejcinovic Buric, que evocou a "hora mais sombria para a Europa e tudo o que ela representa", ressaltou que proteger a vida dos civis é uma "prioridade".

O comitê de ministros do Conselho da Europa, seu órgão executivo, fará uma "reunião extraordinária" nesta quinta-feira, a partir das 15h locais (11h em Brasília), disse à AFP o porta-voz do conselho, Daniel Holtgen.

Criada em 1949 no contexto da incipiente Guerra Fria e reunindo 47 países, a organização já adotou sanções contra a Rússia após a anexação da então península ucraniana da Crimeia, em 2014.

A delegação russa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa foi privada de seu direito de voto. Em resposta, Moscou suspendeu sua contribuição ao orçamento da organização.

Após cinco anos de crise, a controvérsia foi resolvida, e a delegação russa voltou a fazer parte do órgão deliberativo do Conselho, que não está vinculado às instituições da União Europeia (UE).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação