Conflito

Embaixada do Brasil na Ucrânia recomenda que brasileiros saiam do país

Para os moradores de Kiev, a recomendação é ficar em casa devido aos grandes congestionamentos para deixar a cidade

Thays Martins
postado em 24/02/2022 09:38
 (crédito: JOSEPH EID / AFP)
(crédito: JOSEPH EID / AFP)

A Embaixada brasileira em Kiev, capital da Ucrânia, recomendou, na manhã desta quinta-feira (24/2), que os brasileiros que moram ali que deixem o país, caso tenham essa possibilidade. "A embaixada recomenda que brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia que o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local", diz a nota. Segundo a embaixada, a situação no país, neste momento, é relativamente estável. 

Para os brasileiros que vivem em Kiev, a orientação, até o momento, é não sair de casa, exceto se ouvirem sirenes. De acordo com a embaixada, a recomendação é devido aos grandes engarrafamentos. "Os brasileiros que buscarem deixar a cidade nesse momento devem contar com grandes dificuldades. Solicita-se aguardar novas instruções da embaixada", diz. 

Os brasileiros que vivem ao leste do país e que não conseguirem deixar a Ucrânia, a recomendação é ir para Kiev e entrar em contato com a embaixada pelo plantão consular +380 50 384 5484. Caso não seja possível, a orientação é  procurar um lugar seguro longe de bases militares. 

Cerca de 500 brasileiros vivem no país, segundo  o embaixador do Brasil no leste europeu, Norton de Andrade Mello Rapesta. 

A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira, uma operação militar para invadir a Ucrânia. O presidente do país, Volodymyr Zelensky instaurou a Lei Marcial. O presidente pediu calma e que as pessoas fiquem em casa.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação