Conflito

Boris Johnson chama Putin de "ditador" e promete grandes sanções ocidentais contra a Rússia

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ativou seus planos de defesa e fará uma cúpula virtual de emergência amanhã

Agence France-Presse
postado em 24/02/2022 09:56
 (crédito: AFP)
(crédito: AFP)

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou nesta quinta-feira (24/2) que os países ocidentais pretendem impor "grandes sanções" contra a economia da Rússia, como resposta à invasão da Ucrânia. Johnson ainda o presidente russo, Vladimir Putin, de "ditador".

"Não podemos olhar para o outro lado (...) Diplomaticamente, politicamente, economicamente e militarmente, esta ação atroz e bárbara de Vladimir Putin deve terminar em fracasso", disse Johnson.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ativou seus planos de defesa, nesta quinta-feira (24), e fará uma cúpula virtual de emergência amanhã. 

O secretário-geral da aliança militar, o norueguês Jens Stoltenberg, assegurou que a Otan "não tem tropas na Ucrânia, nem tem planos de enviar tropas para a Ucrânia".

Ele informou que o Conselho do Atlântico Norte (CAN, os representantes dos países-membros da Otan) decidiu ativar os planos de defesa a pedido do comandante militar da aliança, o general americano Tod Wolters.

A ativação desses planos dá autoridade aos comandos militares para mobilizar tropas e recursos mais rapidamente, "dentro de diretrizes políticas previamente definidas".

Isso permite a realocação das forças de resposta rápida da Otan, estimadas em mais de 40 mil soldados, no espaço compreendido pelos países da aliança transatlântica.

Esta é a primeira vez que a Otan anuncia publicamente a ativação de seus planos de defesa, os quais foram definidos após a anexação da península da Crimeia em 2014.

"Aumentamos nossa presença no Leste Europeu por semanas. Temos milhares de soldados e teremos ainda mais forças nos próximos dias", disse Stoltenberg.

O norueguês também confirmou que os líderes da Otan farão uma cúpula por videoconferência na sexta-feira (25).

A CAN realizou uma reunião de emergência nesta quinta-feira de manhã para lidar com a crise russo-ucraniana, mas várias capitais europeias lançaram pedidos para uma reunião urgente de líderes.

Para o secretário-geral da Otan, a Rússia "fechou a porta para uma solução política, e lamentamos que tenha sido assim".

"É a realidade, que terá graves consequências para os ucranianos", acrescentou.

Nas primeiras horas desta quinta-feira, Stoltenberg havia condenado a operação militar russa na Ucrânia, descrita por ele como um "ataque irresponsável e não provocado, que coloca inúmeras vidas de civis em risco".

Stoltenberg considerou que o ataque representa "uma grave violação do direito internacional e uma séria ameaça à segurança euro-atlântica". Também pediu à Rússia que cesse imediatamente suas ações militares e respeite a soberania e a integridade territorial da Ucrânia.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação