Destaque

Brasileiros em área de conflito na Ucrânia serão evacuados, diz embaixador em Kiev

O diplomata não deu detalhes sobre como essa evacuação seria feita. Os detalhes deverão ser divulgados nas próximas horas

BBC
Leandro Prazeres - Da BBC News Brasil em Brasília
postado em 24/02/2022 13:26
 (crédito: Valentyn Ogirenko/Reuters)
(crédito: Valentyn Ogirenko/Reuters)

O embaixador do Brasil em Kiev, Norton Rapesta, disse nesta quinta-feira (24/02) à BBC News Brasil que os brasileiros que estão em regiões afetadas pelo conflito na Ucrânia serão evacuados.

O diplomata não deu detalhes sobre como essa evacuação seria feita. Os detalhes deverão ser divulgados nas próximas horas.

"Nós vamos evacuar os brasileiros. Jogadores de futebol. Todo mundo", afirmou o embaixador por telefone.

A menção a jogadores de futebol foi em alusão a um grupo de brasileiros que jogam em times ucranianos que vieram a público pedir ajuda para deixar o país.

O embaixador afirmou que gravou um vídeo com os detalhes da operação de evacuação e que ele foi encaminhado ao Itamaraty. O órgão deverá, segundo ele, fazer a divulgação das orientações.

carrinhos de aeroporto abandonados em rua próxima
Reuters
Ucrânia fechou o espaço aéreo, cancelando todos os voos civis por causa do "alto risco" à segurança

A Ucrânia está sob ataque militar russo desde a madrugada desta quinta-feira (24/02).

Ao longo do dia, a Embaixada do Brasil na Ucrânia distribuiu orientações a cidadãos brasileiros que vivem no país. As recomendações foram para que, os que puderem, deixem o país.

Policiais inspecionam fragmentos de um míssil que caiu numa rua da capital Kiev, logo após Putin determinar a invasão da Ucrânia
Valentyn Ogirenko/Reuters
Policiais inspecionam fragmentos de um míssil que caiu numa rua da capital Kiev, logo após Putin determinar a invasão da Ucrânia

A embaixada também recomendou que os brasileiros que estiverem na região mais afetada pelos ataques tentem ir para Kiev e evitem locais próximos a instalações militares ou pontos de infraestrutura, como estações de energia ou internet.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC