Conflito

Diretora do FMI alerta para 'risco econômico significativo' devido à guerra na Ucrânia

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Georgieva disse no Twitter que estava "profundamente preocupada" e alertou que isso "adiciona um risco econômico significativo à região e ao mundo"

Agence France-Presse
postado em 24/02/2022 14:41
 (crédito: Daniel LEAL / AFP)
(crédito: Daniel LEAL / AFP)

A diretora do FMI, Kristalina Georgieva, alertou nesta quinta-feira (24) que a guerra na Ucrânia terá repercussões na recuperação econômica mundial.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Georgieva disse no Twitter que estava "profundamente preocupada" e alertou que isso "adiciona um risco econômico significativo à região e ao mundo".

"Estamos avaliando as implicações e estamos preparados para apoiar nossos membros conforme necessário", acrescentou.

O presidente russo, Vladimir Putin, iniciou sua invasão da Ucrânia na manhã desta quinta-feira com bombardeios e incursões terrestres de tropas em várias partes do país, inclusive perto da capital, Kiev.

Os ataques já causaram dezenas de mortes em apenas algumas horas e uma enxurrada de condenações e reações internacionais.

Após o avanço russo, os mercados mundiais sentiram o golpe: as bolsas de valores caíram e os preços das commodities subiram.

Estão previstas várias reuniões de emergência: o G7 se reuniu por videoconferência; os 27 países da União Europeia vão se reunir à tarde em Bruxelas; enquanto a Otan convocou uma reunião para sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, discursará à nação às 13h30 locais (15h30 de Brasília).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação