UCRÂNIA

Com lei marcial, homens de 18 a 60 anos não podem deixar a Ucrânia

O presidente do país, Volodymyr Zelensky, assinou decreto que ordena uma "mobilização militar geral"

Ronayre Nunes
Rozane Oliveira
postado em 24/02/2022 21:41 / atualizado em 24/02/2022 21:41
Além da mobilização militar, a lei marcial também foi assinada por Zelensky para o país -  (crédito: Daniel LEAL / AFP)
Além da mobilização militar, a lei marcial também foi assinada por Zelensky para o país - (crédito: Daniel LEAL / AFP)

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou nesta quinta-feira (24/2), uma ordem geral de “mobilização militar geral” no país para tentar realizar uma ofensiva contra a invasão russa que começou na madrugada desta quinta. O objetivo do documento é “garantir a defesa do Estado, mantendo a prontidão ampla de combate e movimentação das forças armadas da Ucrânia e outras formações militares”.

Além da mobilização militar, a lei marcial também foi assinada por Zelensky para o país.

Entre as instruções, existe a ordem de que homens de 18 a 60 anos não devem deixar o país. “Em particular, é proibido que homens de 18 a 60 anos, cidadãos ucranianos, deixem as fronteiras da Ucrânia”, disse o comunicado. Esta proibição valerá até o fim do regime da lei marcial no país.

Outra instrução do documento se aplica ao recrutamento de reservistas na Ucrânia. Todos que se encontram nesta categoria devem se apresentar em instituições militares.

Mortes

O primeiro dia de ataque da Rússia à Ucrânia, nesta quinta-feira (24/2), resultou na morte de 137 ucranianos, entre militares e civis, e deixou ao menos 316 feridos, de acordo com Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano. A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que quase 100 mil deixaram as casas e estão em rota de fuga para fora do conflito.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação