Fake news

Invasão da Ucrânia: as imagens enganosas que viralizaram após operação russa

Redes de mídia social parecem estar assumindo um papel proativo no enfrentamento de conteúdo enganoso

BBC
Alistair Coleman e Shayan Sardarizadeh - BBC Monitoring
postado em 25/02/2022 07:29

A invasão russa da Ucrânia levou à publicação de vídeos e fotografias falsos ou enganosos nas redes sociais os quais os autores alegavam ser registros do conflito.

Algumas das imagens checadas pela BBC incluem registros de conflitos anteriores na Ucrânia ou em outras partes do mundo e de tropas em exercícios militares.

Redes de mídia social como o Twitter parecem estar assumindo um papel proativo no enfrentamento de conteúdo enganoso, removendo vários vídeos denunciados por serviços de checagem e pesquisadores.

A seguir, veja explicação sobre vídeos e fotografias falsos ou enganosos:

Jatos fantasmas

Estas aeronaves estavam se preparando para um desfile militar em 2020
Twitter
Foto de aeronaves se preparando para um desfile militar em 2020 foi publicada junto a uma mensagem que diz: '7h agora e isso é o que todos estão ouvindo. Meu coração está partido'

Nas primeiras horas do conflito, vários vídeos que supostamente mostravam a Força Aérea russa operando sobre a Ucrânia viralizaram nas mídias sociais.

Um clipe, que foi posteriormente tirado do ar, mostra um avião de combate voando sobre uma área urbana, acompanhado por uma legenda que dá a entender que foi filmado no atual conflito na Ucrânia.

Uma análise mais detalhada, no entanto, revela que a aeronave é um F-16 Fighting Falcon de fabricação americana, que nunca esteve em serviço na Rússia ou na Ucrânia.

Misleadingly captioned video of a fighter jet
Twitter
This does not show a Russian or Ukrainian jet

Um segundo clipe mostra formações de caças e bombardeiros voando sobre uma área urbana ao som de sirenes de ataque aéreo.

Checagens feitas pela BBC apontaram que as imagens mostravam os preparativos para um desfile militar em 2020. O som de uma sirene de ataque aéreo havia sido acrescentada sobre o áudio original.

Outro videoclipe afirma mostrar paraquedistas russos pousando perto da cidade ucraniana de Kharkiv.

Essas tropas não foram filmadas pulando de paraquedas na Ucrânia
Twitter
Legenda diz que militares russos desembarcam na ucrânia, mas checagem mostra que essas tropas não foram filmadas neste momento

Foi visto centenas de milhares de vezes no Twitter, mas, na verdade, apareceu pela primeira vez na internet em russo em 2016.

Um quarto clipe amplamente compartilhado no Twitter e no YouTube supostamente mostraria um jato russo sendo abatido sobre a Ucrânia.

No entanto, os jornalistas da BBC já viram essa filmagem antes. É uma aeronave do governo líbio sendo derrubada por rebeldes sobre Benghazi em 2011. Vozes no vídeo podem ser ouvidas celebrando em árabe.

Esta filmagem é da Líbia e tem mais de dez anos
Twitter
Imagem foi publicada com texto que menciona jato russo sendo abatido sobre a Ucrânia. No entanto, esta filmagem é da Líbia e tem mais de dez anos

Explosões

Algumas imagens não mostram operações de combate. Cenas de uma explosão atrás de edifícios residenciais seriam da cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia.

Entre os que compartilham o clipe está a conta no Twitter do ex-embaixador ucraniano nos Estados Unidos, Volodymyr Yelchenko.

No entanto, uma versão deste vídeo havia sido publicada no TikTok em 29 de janeiro, em uma conta que divulga regularmente imagens e filmes de explosões.

Esta filmagem apareceu no TikTok em janeiro
Twitter
Imagem foi publicada com mensagem que diz 'Mariupol agora'. No entanto, esta filmagem havia aparecido no TikTok em janeiro

Além disso, como sugere a legenda do vídeo em russo, ele mostra o resultado de um raio em uma usina, em vez de uma ação militar.

Os usuários também questionaram o fato de haver folhagens nas árvores, porque dados disponíveis mostram temperaturas médias de fevereiro em Mariupol em torno de 0ºC.

Alguns usuários de redes sociais compartilharam uma imagem que mostraria tropas russas hasteando uma bandeira no prédio municipal na cidade ucraniana de Kharkiv na quinta-feira (24/2).

Bandeira russa hasteada em Kharkiv em 2014
Twitter
Essa foto é de 2014, mas foi publicada como se fosse uma imagem atual de tropas russas hasteando bandeira no prédio municipal na cidade ucraniana de Kharkiv

Embora a legenda esteja correta - ela mostra os russos hasteando a bandeira naquele prédio em Kharkiv - as ferramentas de busca de imagens mostram que o evento ocorreu em 2014.

Finalmente, um vídeo compartilhado por uma conta do Twitter em chinês, com a legenda "Putin, o Grande, atacou a Ucrânia" é facilmente reconhecido como a explosão de um prédio portuário em Beirute em agosto de 2020, que causou mais de 200 mortes.

Essa imagem é de uma explosão em Beirute em 2020
Twitter
Essa imagem é de uma explosão em Beirute em 2020. mas foi compartilhada em chinês, com a legenda "Putin, o Grande, atacou a Ucrânia".

É fato ou ficção?

Eventos com desdobramentos acelerados significam que imagens enganosas inevitavelmente aparecerão nas mídias sociais e serão amplamente compartilhadas por aqueles que acreditam que elas são genuínas.

Os usuários de redes sociais podem limitar a disseminação de desinformação ao refletir se o que estão vendo parece genuíno e é de uma fonte em que confiam.

A maioria dos veículos de imprensa não mede esforços para verificar as imagens antes de usá-las em suas reportagens.

Portanto, verificar um dado ou imagem em várias fontes confiáveis ??antes de compartilhar ajuda a evitar que a desinformação seja amplamente compartilhada.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC