Rússia X Ucrânia

'Estamos todos aqui' em Kiev, afirma presidente ucraniano em vídeo

Zelensky também conversou com o chefe de Estado americano sobre ajuda militar e sanções contra a Rússia

Agence France-Presse
postado em 25/02/2022 18:07 / atualizado em 25/02/2022 18:08
 (crédito: FACEBOOK / @VOLODYMYR ZELENSKY / AFP)
(crédito: FACEBOOK / @VOLODYMYR ZELENSKY / AFP)

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (25/2) que está em Kiev "defendendo" seu país ante o avanço das tropas russas, em um vídeo em que aparece junto de colaboradores em frente ao palácio presidencial.

"Estamos todos aqui, nossos militares estão aqui, os cidadãos, a sociedade, estamos todos aqui, defendendo nossa independência, nosso Estado", proclamou Zelensky, acompanhado, entre outros, de seu primeiro-ministro, seu chefe de gabinete e um assessor próximo.

As forças ucranianas e russas protagonizaram um primeiro confronto nesta sexta-feira em um bairro de Kiev.

Forças russas convergem para Kiev e a cidade se prepara para viver uma noite de possíveis combates e bombardeios.

Veja o vídeo postado no Facebook do presidente ucraniano: 

O presidente russo, Vladimir Putin, convocou nesta sexta o exército ucraniano a "tomar o poder" e a destituir o presidente Volodimir Zelensky e seu entorno, aos quais qualificou de "neonazistas e viciados".

Zelensky disse ter conversado com o chefe de Estado americano, Joe Biden, sobre ajuda militar e sanções contra a Rússia.

"Acabamos de falar sobre o reforço das sanções [contra a Rússia], de uma assistência de defesa concreta e de uma coalizão antiaérea" tuitou Zelensky, que também manifestou seu "agradecimento" pelo "forte" apoio dos Estados Unidos.

Veja o pronunciamento oficial do presidente Ucraniano sobre o tema: 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação