Tensão no leste europeu

Hungria tenta sediar reunião de paz entre Rússia e Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores húngaro tenta acertar encontro para conter invasão russa

Rozane Oliveira - Especial para o Correio
postado em 25/02/2022 22:44
 (crédito: Divulgação/Governo húngaro )
(crédito: Divulgação/Governo húngaro )

As tentativas de conter a invasão Rússia pela via negocial não param. Agora, foi a vez da Hungria de tentar sediar uma reunião de paz.

Na noite desta sexta-feira (25/2), o ministro húngaro das Relações Exteriores, Peter Szijjarto, afirmou ter contatado o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, e também o diretor da Presidência ucraniana, Andriy Yermak, na tentativa de iniciar uma negociação entre os dois países.

"Propus [a Lavrov e Yermak] que as discussões se realizassem em Budapeste, um lugar seguro" para as duas delegações, disse Szijjarto num vídeo publicado nas redes sociais."

Ambos agradeceram a oferta e disseram que a considerariam", acrescentou o ministro. "Esperamos que um acordo para iniciar as negociações seja alcançado nas próximas horas ou dias", disse.

A Hungria é membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas sob o comando do primeiro-ministro Viktor Orban tem se aproximar da Rússia nos últimos anos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação