Guerra

Navio de guerra dos EUA cruza o estreito de Taiwan

A República Popular da China considera que a navegação estrangeira nessas águas constitui uma violação de sua soberania, enquanto os Estados Unidos e outros países consideram a área como parte das águas internacionais e, portanto, aberta a todos

Agência France-Presse
postado em 26/02/2022 11:14 / atualizado em 26/02/2022 11:20
 (crédito: U.S. Navy / Internet)
(crédito: U.S. Navy / Internet)

Um navio militar americano cruzou, neste sábado (26), o Estreito de Taiwan, que separa a ilha da China continental, pela segunda vez desde o início do ano, informou a Marinha dos Estados Unidos, em um contexto de tensão entre Pequim e Washington.

O destróier USS Ralph Johnson realizou uma passagem "de rotina" pelo estreito, "em águas internacionais e de acordo com a lei internacional", informou a 7ª Frota americana em comunicado.

O ministério da Defesa de Taiwan confirmou que um navio dos EUA estava navegando no estreito, acrescentando que os militares da ilha "estavam monitorando totalmente suas atividades (...) perto de nossas águas e nosso ar, e que a situação era normal".

Navios americanos costumam passar pelo estreito, para grande desgosto da China, que considera a ilha parte de seu território.

A República Popular da China considera que a navegação estrangeira nessas águas constitui uma violação de sua soberania, enquanto os Estados Unidos e outros países consideram a área como parte das águas internacionais e, portanto, aberta a todos.

O exército chinês se referiu a "um ato de provocação" para apoiar "as forças separatistas" de Taiwan.

As tropas chinesas "permanecem em alerta máximo o tempo todo" para salvaguardar a soberania e a segurança da China, alertou Shi Yi, porta-voz da zona de operação leste do exército chinês, em comunicado.

Pequim ameaça regularmente usar a força no caso de uma proclamação formal da independência de Taipei ou intervenção externa, especialmente pelos Estados Unidos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação