A manhã deste sábado (26/2) foi marcada por diversos protestos em países da Europa e até mesmo em cidades da Rússia, contra a invasão da Ucrânia.
Cartazes com dizeres como "ninguém precisa de uma guerra, à exceção de Putin", foram destaque.
Em Moscou, em São Petersburgo e em Ecaterimburgo, ao todo, 51 cidades russas registraram manifestações durante o dia. “Chega de guerra”, os manifestantes gritavam.
Nas ruas de Istambul, na Turquia, os manifestantes gritavam: “Rússia assassina! Putin assassino!”.
Em Berlim, capital da Alemanha, os protestos se concentraram em frente ao Portão de Brandemburgo.
Em Roma, os italianos pediam paz e para Putin tirar as mãos da Ucrânia.
Em Madri, na Espanha, a maior concentração foi em frente à embaixada russa. Entre anônimos, um vencedor do Oscar, o ator Javier Barden.
Rússia anuncia expansão da ofensiva
O Exército russo recebeu ordens para expandir a ofensiva contra a Ucrânia, alegando que Kiev rejeitou as negociações até o momento.
"Hoje, todas as unidades receberam a ordem de ampliar a ofensiva em todas as direções, de acordo com o plano de ataque", declarou o Ministério russo da Defesa, em um comunicado.
A atitude vem apesar do crescente protesto internacional em sentido contrário.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.