UCRÂNIA

Brasileiros se preocupam com embriões e barrigas de aluguel em clínicas da Ucrânia

País é referência para esses procedimentos e muitos brasileiros têm embriões "presos" por lá

Correio Braziliense
postado em 26/02/2022 15:27 / atualizado em 26/02/2022 16:41
Futuros pais e mães brasileiros sofrem a angústia dos ataques à Ucrânia -  (crédito: PxHere)
Futuros pais e mães brasileiros sofrem a angústia dos ataques à Ucrânia - (crédito: PxHere)

A Ucrânia é uma das grandes referências nos procedimentos de barriga de aluguel e os ataques russos ao país preocuparam muitos brasileiros que têm embriões sendo gestados por lá. As barrigas de aluguel são legalizadas na Ucrânia e o país se tornou um refúgio para as famílias brasileiras e também do mundo, por ter um custo mais acessível que a média.

Os profissionais que trabalham na Agência Tammuz Family — que tem sede em Israel mas atende mais de 150 casais na Ucrânia — informou que ao todo 35 famílias brasileiras têm processos em andamento e que quem ainda está no início do processo pode optar por transferir o procedimento para outro país, por exemplo a Geórgia.

No caso em que os embriões já foram colocados em mulheres ucranianas e elas já estão grávidas dos bebês, a agência se ofereceu para fazer a transferência delas de Kiev para outra cidade mais segura, na fronteira com a Polônia, junto com seus familiares.

A maioria das famílias aceitou, e todas as que carregam filhos de brasileiros já estão fora da capital, uma vez que as viagens já vinham sendo feitas desde a semana passada, conforme informou Bruna Alves, diretora da operação brasileira, à Folha de São Paulo. "A sorte é que no caso dos brasileiros não temos ninguém esperando parto para agora. As gestantes estão ainda no primeiro ou no segundo trimestre", explicou ela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação