Mundo

Rússia põe forças nucleares em alerta máximo; Ucrânia aceita encontrar diplomatas russos

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo que está disposto a conversar com uma delegação diplomática da Rússia na fronteira entre Ucrânia e Belarus

BBC
BBC Geral
postado em 27/02/2022 13:34 / atualizado em 27/02/2022 13:44
Imagem mostra Vladimir Putin fazendo anúncio sobre força nuclear russa neste domingo
Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste domingo (27/2) que está colocando a força nuclear estratégica da Rússia em "alerta especial" — o mais alto nível.

Em conversa com oficiais militares, incluindo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, Putin disse que as nações ocidentais tomaram "ações hostis" em relação à Rússia e impuseram "sanções ilegítimas".

A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, disse que a atitude de Putin é "inaceitável".

"Isso significa que o presidente Putin continua a escalar esta guerra de uma maneira totalmente inaceitável e temos que seguir contendo suas ações da maneira mais forte possível", disse ela em entrevista à CBS News.

Encontro entre ucranianos e russos acordado

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo que está disposto a conversar com uma delegação diplomática da Rússia na fronteira entre Ucrânia e Belarus.

"Concordamos que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem pré-condições [estabelecidas] na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat", afirma um comunicado de Zelensky emitido poucas horas depois de o presidente ucraniano conversar com o líder de Belarus, Alexander Lukashenko, por telefone.

"Alexander Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis posicionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana."

Zelensky havia dito anteriormente que não se encontraria com uma delegação russa em território bielorrusso porque a invasão da Rússia foi lançada em parte via Belarus.

Nem a Rússia nem a Belarus emitiram declarações sobre possíveis negociações.

Análise de Gordon Corera

Repórter de Segurança da BBC News

O presidente Putin ordenou que seu comando militar coloque as forças nucleares em estado de alerta "especial".

Isso depois de Moscou acusar os países da Otan de darem "declarações agressivas".

O líder da Rússia já havia dado sinais de que estava disposto a usar armas nucleares ao iniciar sua invasão da Ucrânia.

Na semana passada, alertou que "quem tentar nos atrapalhar" verá consequências "que você nunca viu em sua história".

Essas palavras foram amplamente interpretadas como uma ameaça de uso de armas nucleares caso o Ocidente tente intervir.

A mudança pública para o status de alerta máximo é um jeito de Moscou de enviar um recado. A mudança para o status de alerta provavelmente facilita o lançamento de armas mais rapidamente. Mas isso não significa que haja uma intenção real de usá-las.

A Rússia tem o maior estoque de armas nucleares do mundo, mas Moscou sabe que a Otan também tem um arsenal suficiente para destruir a Rússia.

Mas o objetivo de Putin provavelmente é impedir o apoio da Otan à Ucrânia, gerando incerteza sobre até que ponto ele está disposto a ir.


Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC