Guerra

Conselho de Segurança da ONU terá reunião sobre crise humanitária na Ucrânia

Participarão da sessão, solicitada pelo presidente francês Emmanuel Macron, membros do departamento de Assuntos Humanitários da ONU e do Alto Comissariado para Refugiados

Agência France-Presse
postado em 27/02/2022 15:28 / atualizado em 27/02/2022 15:28
 (crédito: onu/ reprodução )
(crédito: onu/ reprodução )

O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência nesta segunda-feira às 15h (17h no horário de Brasília) sobre a crise humanitária na Ucrânia, invadida pela Rússia, informaram fontes diplomáticas neste domingo.

Participarão da sessão, solicitada pelo presidente francês Emmanuel Macron, membros do departamento de Assuntos Humanitários da ONU e do Alto Comissariado para Refugiados, disse à AFP um diplomata que pediu anonimato.

A França também solicitou que o secretário-geral da ONU, António Guterres, falasse na reunião, acrescentou.

O pedido do encontro, que foi aceito pela Rússia como presidente em exercício do Conselho de Segurança em fevereiro, contou com o apoio da Irlanda, Albânia, Estados Unidos, Noruega, Reino Unido e México, indicou outro diplomata.

A guerra desencadeada em 24 de fevereiro na Ucrânia pela Rússia provocou o deslocamento de mais de 7 milhões de pessoas, segundo um comissário europeu, o que obrigou os países europeus a multiplicar as instalações de acolhimento. Outros Estados fizeram doações.

Já os americanos estimam que haverá cerca de 5 milhões de refugiados se a guerra continuar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação