Guerrra

Exército russo diz que civis ucranianos podem sair "livremente" de Kiev

"Todos os civis da cidade podem deixar a capital ucraniana livremente pela estrada Kiev-Vasylkiv", ao sudoeste de Kiev, afirmou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov.

Agência France-Presse
postado em 28/02/2022 08:17
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Moscou, Rússia -  O exército da Rússia afirmou nesta segunda-feira (28) que os civis podem partir "livremente" de Kiev e acusou o governo ucraniano de utilizá-los como escudos humanos, no quinto dia da invasão russa do país.

"Todos os civis da cidade podem deixar a capital ucraniana livremente pela estrada Kiev-Vasylkiv", ao sudoeste de Kiev, afirmou o porta-voz do ministério russo da Defesa, Igor Konashenkov.

O porta-voz acusou as autoridades de Kiev de utilizar os civiles como "escudos humanos" diante das tropas russas.

De acordo com ele, a cidade está nas mãos de "saqueadores, ladrões e nacionalistas", que foram armados pelas autoridades.

As autoridades ucranianas afirmaram nos últimos dias que combateram várias unidades avançadas na capital e as expulsaram.

Konashenkov também reivindicou a "supremacia aérea" em toda a Ucrânia, após a destruição dos sistemas ucranianos Buk M-1, S-300 e cinco aviões de combate.

Confirmando a tomada de controle por parte de Moscou da cidade de Berdyansk, no sul da Ucrânia - já anunciada pelas autoridades ucranianas -, Konashenkov afirmou que a Rússia também "controla totalmente a área ao redor da usina nuclear de Zaporizhzhia", no sudeste.

Ao mesmo tempo, o negociador russo e conselheiro do Kremlin Vladimir Medinski declarou que a Moscou quer alcançar um "acordo" com Kiev nas negociações previstas para esta segunda-feira (28).

"Cada hora que o conflito de prolonga, cidadãos e soldados ucranianos morrem. Nós nos propusemos a chegar a um acordo, mas tem que ser do interesse das duas partes", declarou Medinski à televisão russa, antes das negociações previstas para acontecer em Belarus, perto da fronteira ucraniana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação