Internacional

Milhares de australianos abandonam suas casas após inundações

Oito pessoas morreram e a agência nacional de meteorologia alertou na segunda-feira sobre mais chuvas que podem causar novas inundações em grande parte da área costeira central.

Agência France-Presse
postado em 28/02/2022 08:21
 (crédito: Patrick HAMILTON / AFP)
(crédito: Patrick HAMILTON / AFP)

Brisbane, Austrália -  Dezenas de milhares de australianos receberam ordens para deixar suas casas após as chuvas torrenciais que provocaram inundações recordes e levaram muitos a procurar abrigos nos tetos de suas residências.

Oito pessoas morreram e a agência nacional de meteorologia alertou na segunda-feira sobre mais chuvas que podem causar novas inundações em grande parte da área costeira central.

Na cidade rural de Lismore, Danika Hardiman descobriu nesta segunda-feira ao acordar que as águas barrentas atingiram a varanda de seu apartamento, no segundo andar.

Ela e seu companheiro conseguiram subir ao teto do prédio, onde pessoas de caiaque os ajudaram a entrar em um barco de resgate improvisado.

"Fomos resgatados por duas pessoas em um bote", disse Hardiman à AFP, que classificou a situação de Lismore como "horrível".

Os serviços de emergência ficaram sobrecarregados com pedidos de ajuda, o que levou alguns moradores, incluindo o prefeito de Lismore, Steve King, a pedir ajuda nas mídias sociais.

"Se alguém tem um bote e consegue chegar à rua Engine, uma mulher grávida está sentada no teto de sua casa. AJUDE por favor", publicou o prefeito no Facebook.

Quase mil escolas de Queensland permanecem fechadas devido às inundações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação