Conflito

Assembleia Geral da ONU se reúne para tratar da invasão russa na Ucrânia

Uma votação da resolução está prevista ao final das intervenções que devem se estender até terça-feira, dado o grande número de discursos esperados.

Correio Braziliense
postado em 28/02/2022 08:25 / atualizado em 28/02/2022 09:12
 (crédito: RICK BAJORNAS)
(crédito: RICK BAJORNAS)

A Assembleia Geral da ONU informou, nesta segunda-feira (28/2), que fará uma reunião especial de emergência para discutir o conflito entre Ucrânia e Rússia. Segundo a organização, 193 membros decidirão se condenam a invasão russa. A reunião começará às 12h (horário de Brasília).

Sessão deve ser marcada por discursos do presidente da Assembleia, Abdulla Shahid, e do secretário-geral da ONU, António Guterres. Além disso, haverá uma votação da resolução está prevista ao final das intervenções que devem se estender até terça-feira, dado o grande número de discursos esperados.

Intitulado "A agressão armada não provocada da Rússia contra a Ucrânia", o projeto de resolução promovido pelos europeus em coordenação com Kiev "condena, nos termos mais duros, a agressão da Rússia contra a Ucrânia".

O texto é similar ao apresentado por Estados Unidos e Albânia e rejeitado por um veto russo no Conselho de Segurança na sexta-feira. Exige a retirada imediata das tropas russas da Ucrânia e o fim dos combates.

Seus autores esperam ultrapassar a centena de votos favoráveis na Assembleia, onde não há direito de veto.

No Conselho de Segurança, África e América Latina apoiaram a denúncia da invasão formulada por Estados Unidos e Europa. Na Assembleia Geral, espera-se que os apoiadores habituais de Moscou - Síria, Cuba, China, Índia e outros - fiquem ao lado da política russa, ou se abstenham de votar.

A sessão extraordinária da Assembleia Geral da ONU - que ocorreu algumas poucas vezes na história desta organização internacional - será um termômetro da evolução do mundo, segundo diplomatas.

Nos últimos anos, regimes considerados autocráticos, militares ou não, como Rússia, Mianmar, Sudão, Mali, Burkina Faso, Venezuela e Nicarágua, parecem estar ganhando terreno frente às democracias.

Também hoje, às 15h, a França convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança, com o objetivo de ter uma resolução aprovada, na terça-feira, a favor do "cessar das hostilidades", "da proteção de civis" e que "permita" a chegada de ajuda humanitária "sem obstáculos".

Após seu primeiro veto na última sexta-feira, a posição da Rússia sobre o texto permanece desconhecida.

Com informações da Agência France-Presse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação