Esporte

Vladimir Putin perde cinturão negro honorífico da World Taekwondo

O órgão desportivo informou ainda que vai acatar a sugestão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de suspender o hasteamento da bandeira e a execução do hino da Rússia e da Bielorrússia em todas as competições.

Rozane Oliveira - Especial para o Correio
postado em 28/02/2022 12:42 / atualizado em 28/02/2022 12:43
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

As sanções ao desporto da Rússia não param e ao presidente Vladimir Putin, pessoalmente, se intensificam. Depois de a Federação Internacional de Judô (FIJ) ter suspendido o estatuto de presidente honorário e embaixador do órgão do líder russo, foi a vez da World Taekwondo retirar a faixa preta honorífica de nono dan de Putin, concedida em 2013.

“Condenamos veementemente os ataques brutais a vidas inocentes na Ucrânia, que vão contra a visão da World Taekwondo de que 'a paz é mais preciosa do que a vitória', bem como os valores de respeito e tolerância", justificou a federação internacional da modalidade.

O órgão desportivo informou ainda que vai acatar a sugestão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de suspender o hasteamento da bandeira e a execução do hino da Rússia e da Bielorrússia em todas as competições.

COI retira Ordem Olímpica do presidente Putin

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, em um comunicado divulgado nesta segunda-feira (28), que retira a Ordem Olímpica do presidente russo, Vladimir Putin, em resposta à invasão da Ucrânia.

"O comitê executivo do COI, baseando-se nas circunstâncias e na situação e considerando a violação extremamente grave da Trégua Olímpica e outras violações da Carta Olímpica pelo governo russo no passado, tomou a decisão de retirar a Ordem Olímpica para todas as pessoas que hoje têm uma importante função no governo da Rússia", afirma a nota.

Com informações da Agência France-Presse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação