Ameaça

EUA não viram movimentos nucleares 'concretos' na Rússia, segundo Pentágono

"Ainda estamos monitorando e acompanhando a questão muito de perto", disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, um dia após o anúncio de Vladimir Putin

Agência France-Presse
postado em 28/02/2022 16:59
 (crédito: Brendan Smialowski/AFP)
(crédito: Brendan Smialowski/AFP)

Washington, Estados Unidos | Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (28) que não detectaram nenhuma mudança "concreta" na posição nuclear da Rússia desde que Vladimir Putin colocou suas forças de dissuasão atômica em alerta.

"Ainda estamos monitorando e acompanhando a questão muito de perto", disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, um dia após o anúncio do presidente russo. "Não acredito que vimos nada de concreto como resultado de sua decisão. Pelo menos não por enquanto", acrescentou.

O funcionário reconheceu que era "difícil saber o que estava por trás da ordem de Putin". Mas "o simples fato de mencionar" ou "ameaçar" com um "uso de forças nucleares" é "inútil e representa uma escalada significativa" na invasão à sua vizinha Ucrânia, lamentou, reafirmando que a Otan "nunca" ameaçou a Rússia.

No domingo, Belarus, aliada da Rússia, realizou um referendo que elimina a obrigação de que a ex-república soviética permaneça uma "zona livre de armas nucleares".

As potências ocidentais denunciaram essa medida, que acreditam permitir que Moscou transfira armas nucleares para Belarus, outro vizinho da Ucrânia e que também faz fronteira com vários países da Aliança Atlântica.

Quando perguntado se movimentos desse tipo foram observados, o funcionário do Pentágono respondeu que "não".

Ele também assegurou que, no momento, não há evidências de que haja soldados bielorrussos na Ucrânia como reforço das forças russas.

"Até onde sabemos, as forças que entraram na Ucrânia são todas russas", disse ele, acrescentando que Moscou levou para o território ucraniano "quase 75%" das forças de combate concentradas na fronteira nos últimos meses.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação