Mundo

Rússia invade Ucrânia: um guia visual para entender o conflito

Os mapas e as imagens a seguir ajudam a explicar o que sabemos sobre o que aconteceu até agora.

BBC
Equipe de Jornalismo Visual - BBC News
postado em 01/03/2022 08:46
As forças russas lançaram uma invasão em grande escala da vizinha Ucrânia, com ataques espalhados por cidades de todo o país. Várias pessoas foram mortas e milhares fugiram de suas casas.

Os mapas e as imagens a seguir ajudam a explicar o que sabemos sobre o que aconteceu até agora.

Onde fica a Ucrânia?

A Ucrânia fica na porção leste da Europa e faz fronteira com a Rússia.

O país fez parte da União Soviética, mas tornou-se independente em 1991.

Mapa
BBC

O presidente russo, Vladimir Putin, entende que, historicamente, a Ucrânia faz parte da Rússia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Crimeia, no sul da Ucrânia, e continua a ocupá-la até hoje.

Fatos sobre a Ucrânia.
BBC

Onde a Rússia atacou?

As forças russas cruzaram as fronteiras da Ucrânia na manhã de quinta-feira (24/2) e começaram a bombardear alvos militares perto de grandes cidades.

Os ataques aéreos continuaram durante a noite de quinta e as primeiras horas de sexta-feira, com bombardeios relatados em todo o país — inclusive na capital Kiev.

Gráfico
BBC

Várias áreas habitadas por civis foram atacadas, incluindo um complexo de apartamentos fora de Kharkiv — uma cidade com 1,4 milhão de pessoas no nordeste da Ucrânia.

Pessoas feridas foram vistas após os ataques aéreos. A foto de uma mulher com bandagens e sangramentos na cabeça rodou o mundo e foi destaque em vários sites e jornais nos últimos dias.

Passados cinco dias do início do conflito, a Rússia controla algumas regiões da Ucrânia localizadas próximas das fronteiras e de onde partiram os ataques.

Áreas controladas pela Rússia na Ucrânia
BBC

Embora os últimos dias tenham sido marcados por muitos bombardeios e conflitos, a capital Kiev permanece sob controle ucraniano.

Ataques nos arredores
BBC

Por que a Rússia está invadindo a Ucrânia?

Desde 2014, as forças armadas da Ucrânia e os separatistas apoiados pela Rússia travam uma guerra nas regiões de Donetsk e Luhansk, na qual mais de 14 mil pessoas morreram.

O presidente Putin reconheceu neste mês a independência dessas duas regiões mantidas pelos separatistas. Ele também enviou tropas russas para lá, rompendo o acordo de paz.

Áreas separatistas de Donetsk e Luhansk
BBC

Como a população da Ucrânia está sendo afetada pelo conflito?

A Ucrânia diz que mais de 350 pessoas foram mortas até agora, incluindo civis.

Muitos estão tentando deixar o país, com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) sugerindo que mais de 500 mil pessoas já saíram de suas casas.

Mapa para onde refugiados devem ir
BBC

Grandes congestionamentos foram registrados nas estradas que levam às fronteiras dos países vizinhos.

Em Kiev, uma parte da população foi para as estações de metrô e os abrigos antiaéreos, enquanto outra parcela tentou deixar a cidade.

Países como Lituânia, Letônia, Polônia, Hungria, Eslováquia e Romênia e Moldávia disseram que esperam uma onda de refugiados da Ucrânia.

Frase de Oxana, que está saindo de Kiev
BBC

Por que a guerra começou justamente agora?

O que a guerra na Ucrânia significa para o resto do mundo?

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o Reino Unido "não pode e não vai apenas desviar o olhar" do ataque "horrível e bárbaro" da Rússia à Ucrânia.

Ele afirmou que o Reino Unido e seus aliados lançarão um "pacote maciço" de sanções — penalidades comerciais e financeiras — para "prejudicar" a economia da Rússia.

Johnson também tentou tranquilizar o público prometendo fazer "tudo para manter o país seguro" e trabalhar com aliados "por quanto tempo for necessário" para restaurar a independência da Ucrânia.

Um discurso semelhante foi adotado por outros líderes, como Joe Biden, dos Estados Unidos, e Emmanuel Macron, da França.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que "a guerra não interessa para ninguém" e que faria "uma reunião para dimensionar o que está acontecendo".

Como resultado do conflito, o preço do barril de petróleo ficou acima de 100 dólares (516 reais), nível mais alto nos últimos sete anos. Isso deve afetar o valor do combustível, o que acaba encarecendo toda a cadeia de bens e serviços.

Grafico com precos do petroleo
BBC

Os eventos na Ucrânia também parecem estar relacionados à queda nos preços globais das ações e à subida da cotação do ouro, já que os investidores estão preocupados com o possível impacto do conflito na economia.

As sanções também parecem estar impactando a economia da Rússia. A bolsa de valores do país não abriu na segunda-feira (28/2) e a cotação rublo teve uma queda história, como é possível observar no gráfico a seguir.

Cotação rublo
BBC

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC