Leste europeu

No sétimo dia do conflito, Rússia anuncia tomada de Kharkiv e ofensiva pelo sul

Tropas russas também invadiram Kherson, cidade localizada ao sul da Ucrânia

Correio Braziliense
postado em 02/03/2022 07:36 / atualizado em 02/03/2022 07:38
 (crédito: Sergey BOBOK / AFP)
(crédito: Sergey BOBOK / AFP)

A manhã do sétimo dia de ataques russos à Ucrânia é marcada pela tomada de Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana localizada a leste do país, e pela ofensiva ao sul, com a invasão de Kherson. As duas cidades foram alvos de fortes ataques nesta quarta-feira (2/3).

Por meio de mensagens em redes sociais, o exército ucraniano informou que os russos bombardearam Kharkiv durante a madrugada, atingindo, inclusive, um hospital. Lojas e farmácias foram saqueadas Segundo o governo ucraniano, vários civis morreram na cidade, o que foi classificado pelo presidente Volodymyr Zelensky como "crime de guerra". "Praticamente não restam áreas em Kharkiv que não foram atingidas por projéteis de artilharia", afirmou o governo.

"Até o momento, 10 pessoas foram retiradas dos escombros. O balanço provisório é de quatro mortos e nove feridos", afirmaram os serviços de emergência nas redes sociais.

A cidade de Kherson já estava cercada pelas tropas russas. Agora, o exército de Vladimir Putin invadiu a cidade de 290 mil habitantes. Pelo menos quatro pessoas morreram na cidade, segundo o governo ucraniano. "Agora estamos trabalhando na informação, questões humanitárias, em particular, a restauração de água e eletricidade na cidade", afirma mensagem em rede social.

A capital Kiev está passando por momentos de apreensão e tristeza. No último ataque, terça-feira (1º/3), uma torre de televisão foi atingida. O governo ucraniano fala em cinco mortos e cinco feridos nesse bombardeio. "Eles têm a ordem de apagar nossa história, apagar nosso país, apagar todos nós", afirmou Zelensky em vídeo.

Com informações da France-Presse

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação