Chuvas

Australianos fogem de inundações que deixaram 13 mortos

O balanço de vítimas fatais subiu para 13 nesta quarta-feira, após uma semana de chuvas que arrastaram veículos e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir de suas casas quando as águas atingiram suas varandas e telhados

Agence France-Presse
postado em 02/03/2022 09:53
 (crédito:
(crédito: "AFP PHOTO / Courtesy of Lucy Wise)

Ao menos 13 pessoas morreram nas inundações que afetam a costa leste da Austrália, enquanto uma forte tempestade avançava nesta quarta-feira em direção a Sydney, a maior cidade do país.

O balanço de vítimas fatais subiu para 13 nesta quarta-feira, após uma semana de chuvas que arrastaram veículos e forçaram dezenas de milhares de pessoas a fugir de suas casas quando as águas atingiram suas varandas e telhados.

"Isto é terrível, terrível. Uma vida perdida é muito", declarou o vice-primeiro-ministro do estado de Nova Gales do Sul, Paul Toole.

As mortes aconteceram nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul.

Depois de atingir Queensland, a tempestade seguiu para o sul, com fortes chuvas e inundações em Nova Gales do Sul, incluindo Sydney, a maior cidade da Austrália.

"Hoje o foco está em Sydney. Esperamos fortes chuvas durante a tarde e noite, até quinta-feira", advertiu Tool.

A represa de Warragamba, a principal de Sydney, atingiu a capacidade máxima e começou a transbordar na manhã de quarta-feira, disse Toole.

Ele pediu aos moradores da área que abandonem suas casas em caso de ordem neste sentido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação