EUA

Biden não descarta sanções contra a importação do petróleo russo

Washington, juntamente a UE e outros aliados, já impôs sanções com o objetivo de minar a moeda russa, o setor bancário, as companhias aéreas e outros alvos

Agence France-Presse
postado em 02/03/2022 14:42
 (crédito: Brendan Smialowski/AFP)
(crédito: Brendan Smialowski/AFP)

O presidente Joe Biden garantiu nesta quarta-feira (2) que a proibição das importações de petróleo russo para os Estados Unidos não está "fora da mesa" em retaliação à invasão da Ucrânia.

"Nada está fora da mesa", disse ele a repórteres quando perguntado se o petróleo poderia ser o próximo alvo de sanções sem precedentes dos EUA e do Ocidente contra Moscou.

Washington, juntamente com a UE e outros aliados, já impôs sanções com o objetivo de minar a moeda russa, o setor bancário, as companhias aéreas e outros alvos.

Mas os conservadores americanos exigem em uma medida contra os hidrocarbonetos, o que seria uma sanção mais radical e sem consequências graves para os Estados Unidos, já que também é um grande produtor de petróleo.

A Europa, por sua parte, é fortemente dependente das importações russas de hidrocarbonetos, principalmente gás natural.

Segundo a Federação de Produtores de Combustíveis e Petroquímicos dos Estados Unidos, o país importou em 2021 uma média de 209 mil barris por dia (bpd) de petróleo russo e 500 mil bpd de outros derivados de petróleo.

A Rússia responde por 3% do total de importações de petróleo bruto dos EUA, segundo a mesma fonte.

Por sua vez, Ottawa anunciou na segunda-feira a proibição de todas as importações de petróleo russo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação