Guerra

Três atletas de alto rendimento morrem em combate na guerra da Ucrânia

Vitalii Sapylo e Dmytro Martynenko tinham 21 e 25 anos de idade, respectivamente, e eram jogadores de futebol. Yevgeny Malyshev, de 19 anos, competia no biatlo

Jéssica Gotlib
postado em 02/03/2022 18:03 / atualizado em 02/03/2022 18:03
Da esquerda para a direita: Dmytro Martynenko, Yevgeny Malyshev e Vitalii Sapylo, primeiros atletas oficialmente dados como mortos durante a guerra na Ucrânia -  (crédito: Twitter/Reprodução)
Da esquerda para a direita: Dmytro Martynenko, Yevgeny Malyshev e Vitalii Sapylo, primeiros atletas oficialmente dados como mortos durante a guerra na Ucrânia - (crédito: Twitter/Reprodução)

Dois jogadores profissionais de futebol morreram lutando junto às forças armadas ucranianas contra a invasão da Rússia. A informação foi divulgada pela Federação Internacional de Futebolistas Profissionais (Fipro), na terça-feira (1º/3). Em nota divulgada pelo perfil oficial do Twitter, a federação lamentou a morte dos jovens que chamou de “as primeiras perdas relatadas do futebol nesta guerra”.

“Nossos pensamentos estão com as famílias, amigos e companheiros de equipe dos jovens futebolistas ucranianos”, diz o texto. Os atletas são Vitalii Sapylo, de 21 anos, e Dmytro Martynenko, 25. Segundo o jornal Sky Sport, Sapylo era de natural de uma vila perto de Lviv, fronteira com a Rússia, e morreu em uma batalha nos arredores de Kiev.

Martynenko havia acabado de conquistar o título de melhor em campo na temporada mais recente da segunda divisão do campeonato local. Embora tenha se alistado no exército ucraniano, as informações são de que ele estava em casa, com a família, quando uma bomba atingiu os atingiu. A mãe do jogador também morreu, a irmã dele, de 7 anos de idade, ficou gravemente ferida e o pai sobreviveu.

Atleta do biatlo, a morte de Yevgeny Malyshev, 19 anos, também foi informada na terça pela federação ucraniana do esporte. Segundo o portal Nexta, especializado em notícias do leste europeu, ele estava na cidade de Kharkiv (Cracóvia) durante um ataque que assolou a região.

Já são sete dias desde a primeira ofensiva russa ao território da Ucrânia. Uma reunião entre ambas as partes para tentar um acordo de cessar fogo seria realizada nesta quarta, mas foi adiada para a quinta-feira (3/2).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação