Guerra na Europa

Macron: Pela nossa liberdade e a dos nossos filhos, responderemos com decisões históricas

Segundo o francês a democracia "já não é considerada um regime indiscutível", sendo posta em causa

Agência Estado
postado em 02/03/2022 23:27
 (crédito: Ludovic MARIN / AFP)
(crédito: Ludovic MARIN / AFP)

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 2, referente aos conflitos recentes na Ucrânia. Na ocasião, o líder afirmou que a "guerra na Europa já não pertence aos nossos livros escolares, está lá, diante dos nossos olhos". Segundo o francês a democracia "já não é considerada um regime indiscutível", sendo posta em causa. "Pela nossa liberdade e a dos nossos filhos, responderemos com decisões históricas", afirmou Macron.

"Perante as consequências econômicas e sociais de uma guerra no nosso continente, tenho e terei apenas uma bússola: protegê-los", disse. Segundo ele, nem a França, nem a Europa, nem a Ucrânia, nem a Aliança Atlântica queriam esta guerra. Ainda assim, Macron afirmou que a "Europa mostrou unidade e determinação", e que assim deve continuar.

"A nossa Europa deve investir mais para depender menos de outros continentes e poder decidir por si própria. Deve se tornar um poder. Poder econômico. Poder elétrico. Poder da paz", afirmou o líder. O presidente se disse ainda "ao lado de todos os russos que, recusando-se a fazer uma guerra indigna em seu nome, têm o espírito de responsabilidade e a coragem de defender a paz".

Segundo ele, centenas de milhares de refugiados ucranianos estão fugindo do país. "São e serão acolhidos na nossa União. A França ficará com a sua parte", afirmou Macron.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.