Tensão

Operador de satélites OneWeb suspende lançamentos do cosmódromo russo

Um foguete Soyuz, operado pela OneWeb e pela Arianespace, deveria decolar de Baikonur, no próximo sábado (5), levando 36 satélites

Agence France-Presse
postado em 03/03/2022 08:29
 (crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
(crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

O operador de satélite OneWeb anunciou, nesta quinta-feira (3), a suspensão de todos seus lançamentos do Cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão, em um contexto de crescente tensão entre a Rússia e os países ocidentais pela invasão da Ucrânia.

"O conselho de administração da OneWeb votou pela suspensão de todos os lançamentos de Baikonur", disse a operadora internacional, com sede em Londres, em um comunicado.

Na quarta-feira (2), a Rússia ameaçou deixar de enviar satélites da OneWeb e exigiu que o governo britânico se retirasse do projeto. Também pediu garantias de que os próximos lançamentos não seriam usados para fins militares.

Um foguete Soyuz, operado pela OneWeb e pela Arianespace, deveria decolar de Baikonur, no próximo sábado (5), levando 36 satélites.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação