Guerra no leste europeu

FAB resgatará brasileiros fugindo da Ucrânia pela Polônia

Ministério da Defesa anunciou o envio de um avião militar na próxima segunda-feira (7/3) para buscar, pela Polônia, brasileiros que ainda estão deixando a Ucrânia

Michelle Portela
postado em 03/03/2022 15:21 / atualizado em 03/03/2022 16:16
 (crédito:  Sd Wilhan / Força Aérea Brasileira)
(crédito: Sd Wilhan / Força Aérea Brasileira)

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar um avião militar na próxima segunda-feira (7/3) para resgatar, pela Polônia, brasileiros que ainda estão deixando a Ucrânia. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (3/3) pelo Ministério da Defesa.

pasta irá coordenar a operação em conjunto com o Itamaraty, do Ministério das Relações Exteriores. De acordo com a nota conjunta dos órgãos, será enviada uma aeronave KC-390 Millennium para realizar "Operação de Resgate de Nacionais, evacuados da Ucrânia".

O avião transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária para a Ucrânia, país invadido pela Rússia há uma semana. 

"Por determinação da Presidência da República e sob coordenação dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira tem previsão de decolar na segunda-feira (7) à tarde, de Brasília (DF), para o resgate de brasileiros que estão sendo evacuados da Ucrânia. Do Brasil, a aeronave transportará 11,5 toneladas de material de ajuda humanitária", informou o governo em nota.

Na Polônia

Após sair de Brasília, o avião da FAB vai fazer paradas técnicas em Recife, no Nordeste; em Cabo Verde, país localizado em um arquipélago no Oceano Atlântico; e em Lisboa, capital de Portugal. O destino final do avião será Varsóvia, capital polonesa. A previsão de chegada ao Brasil é na próxima quinta-feira (10).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação