solidariedade

Soprano russa Anna Netrebko cancela shows na Ópera de Nova York pela Ucrânia

Ela deixará de participar da ópera "Turandot", de Puccini, prevista para abril e maio, na qual será substituída pela soprano ucraniana Liudmyla Monastyrska e de "Don Carlo", de Verdi, na próxima temporada

Agence France-Presse
postado em 03/03/2022 16:00
 (crédito: Christoph DE BARRY / AFP)
(crédito: Christoph DE BARRY / AFP)

A soprano russa Anna Netrebko, criticada por sua suposta complacência com o presidente russo Vladimir Putin, suspendeu sua participação em shows no Metropolitan Opera de Nova York, anunciou a instituição nova-iorquina nesta quinta-feira(3).

O Metropolitan Opera de Nova York disse em nota que "ao não cumprir as condições do Met de repudiar seu apoio oficial a Vladimir Putin travando uma guerra na Ucrânia, a soprano Anna Netrebko se retirou de seus próximos shows no Met".

Ela deixará de participar da ópera "Turandot", de Puccini, prevista para abril e maio, na qual será substituída pela soprano ucraniana Liudmyla Monastyrska e de "Don Carlo", de Verdi, na próxima temporada, informou a instituição nova-iorquina.

A famosa soprano já havia anunciado na última terça-feira sua ausência dos palcos "até segunda ordem".

"Não é um bom momento para me apresentar e fazer música. Espero que meu público entenda essa decisão", disse a soprano, anunciando sua decisão após uma "reflexão", aludindo à invasão russa da Ucrânia.

A diva russo-austríaca cancelou sua participação na última quarta-feira na Elbe Philharmonic em Hamburgo, adiada para setembro de 2022, e suas apresentações no Scala em Milão e depois em Zurique.

Embora não tenha apoiado abertamente o presidente russo, ela é criticada por posar com a bandeira de rebeldes separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia em dezembro de 2015.

No último domingo, a soprano declarou no Instagram sua “oposição a esta guerra” com a Ucrânia, mas sem criticar os líderes de seu país ou expressar claramente sua solidariedade aos ucranianos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação