Guerra no leste europeu

Rússia planejava terminar a guerra em 15 dias, diz diplomata ucraniano

Segundo o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, documentos secretos russos capturados apontam que Putin arquitetava iniciar o ataque no dia 20 de fevereiro e terminá-lo em 6 de março

Bernardo Lima*
postado em 03/03/2022 18:28 / atualizado em 03/03/2022 18:29
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, declarou em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (3/3), que o exército ucraniano capturou documentos secretos russos que apontam que a Rússia planejava encerrar a invasão na Ucrânia em 15 dias.

Na Embaixada da Ucrânia, Tkach detalhou que a intenção do governo russo era iniciar o conflito em 20 de fevereiro e terminá-lo no próximo domingo (6).

“As forças armadas ucranianas capturaram os documentos secretos russos e resulta que os planos deles eram de terminar a guerra em 15 dias, do dia 20 de fevereiro a 6 de março.”

A guerra na Ucrânia começou há 8 dias, com os primeiros movimentos de invasão das tropas russas em 24 de fevereiro.

Segundo o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, mais de 2 milcivis ucranianos foram mortos até essa quarta-feira (2). Também ontem, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que 498 soldados russos já morreram na Ucrânia desde o início do conflito.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação