Impactos

Preço do gás natural europeu volta a bater recorde histórico

O temor de problemas nas exportações procedentes da Rússia, que fornece 40% das importações de gás europeu, provocou a disparada do preço do gás de referência na Europa

Agence France-Presse
postado em 07/03/2022 08:18
 (crédito: Hussein FALEH / AFP)
(crédito: Hussein FALEH / AFP)

O preço do gás natural voltou a bater um recorde histórico no mercado europeu, no momento em que Estados Unidos e União Europeia debatem sanções à energia russa pela invasão à Ucrânia.

O temor de problemas nas exportações procedentes da Rússia, que fornece 40% das importações de gás europeu, provocou a disparada do preço do gás de referência na Europa, o TTF holandês, que subiu mais de 60% e atingiu o novo recorde de 345 euros o megawatt-hora (MWh).

Pouco depois, às 9H05 GMT (6H05 de Brasília), o gás europeu era negociado a 280 euros.

Ao mesmo tempo, o barril de petróleo do tipo Brent do Mar do Norte se aproximou dos 140 dólares, o maior nível em quase 14 anos.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que a Casa Branca e seus aliados estão em negociações para proibir as importações de petróleo e gás da Rússia devido à invasão da Ucrânia.

A Rússia é um dos principais fornecedores de gás natural e um dos maiores produtores de petróleo do mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação