Entrevista

Feminicídio, uma das 'grandes tragédias da humanidade', diz escritora Rivera Garza

Sua opinião é um alerta premente por ela mesma ser uma vítima indireta da violência de gênero, uma praga contra a qual as mulheres mexicanas protestarão nesta terça-feira, por ocasião do Dia Internacional da Mulher

Agence France-Presse
postado em 08/03/2022 09:16
 (crédito: reprodução)
(crédito: reprodução)

O feminicídio é "uma das grandes tragédias da humanidade", diz a premiada escritora mexicana Cristina Rivera Garza, que capta em sua obra a dor e a falta de justiça pelo crime contra sua irmã há três décadas.

"Não me parece que seja algo identitário ou algo particularmente mexicano, parece-me que é uma das grandes tragédias da humanidade. Precisamente, é uma guerra sistemática contra as mulheres e que faz parte de um sistema patriarcal que nos governa", diz a autora de 57 anos em entrevista à AFP.

Sua opinião é um alerta premente por ela mesma ser uma vítima indireta da violência de gênero, uma praga contra a qual as mulheres mexicanas protestarão nesta terça-feira, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

Liliana, sua irmã mais nova, foi assassinada há 32 anos por um namorado possessivo e violento, incapaz de aceitar o término do relacionamento.

O homicídio, rotulado na época como "crime passional", permanece impune.

O profundo luto de Cristina e sua família, assim como o espírito livre e o desafio às convenções que caracterizaram sua irmã, são a contribuição de "El invencível Verano de Liliana", obra publicada no ano passado e aclamada por leitores e críticos.

Misto de ensaio, investigação minuciosa e crônica de uma exaustiva busca por justiça, o livro também denuncia as dívidas do Estado mexicano com as vítimas de feminicídio.

O México comemora o Dia da Mulher em meio à crescente violência de gênero, com 1.006 feminicídios em 2021, ante 978 em 2020, e impunidade em mais de 90% dos crimes contra as mulheres, segundo dados oficiais.

- Indiferença -


Embora reconheça que a violência de gênero "ocorre com particular notoriedade" no México, a autora enfatiza que o problema é global.

"Nos Estados Unidos, onde moro há muito tempo, há muitos feminicídios que não são chamados de feminicídios simplesmente porque a palavra não é usada com tanta frequência quanto poderia ser", diz Rivera Garza, que é professora na Universidade de Houston, Texas, desde 2017.

A autora se recusa a se envolver em controvérsias em torno do presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, que questiona o movimento feminista mexicano, acusando-o de ser manipulado por seus oponentes políticos.

"Não quero falar de AMLO, quero falar da situação do país, quero falar das mobilizações que surgem da sociedade civil. Parece-me muito mais importante", sustenta.

Reconhece, no entanto, que o Estado e as autoridades devem estar "sempre na mira" da luta feminista, que deve ser "multifocal" e permanecer "de olhos bem abertos" diante de vários aspectos da vida cotidiana.

"As autoridades atuais e as do passado mostraram uma contínua indiferença", destaca.

Além da denúncia e do chamado à luta, o livro de Rivera Garza é um testemunho amoroso da personalidade vanguardista de Liliana, que tinha vinte e poucos anos.

Já em 1990, ela defendia "outros tipos de amor", de relações, assim como autonomia pessoal e "solidariedade" que "hoje se tornaram uma coisa cotidiana", diz a escritora.

"Seria apropriado dizer o que disse a [escritora peruana] Gabriela Wiener quando apresentou este livro em Madri: 'Finalmente nos tornamos irmãs de Liliana porque Liliana é muito moderna'".

Apesar da violência de gênero continuar em níveis alarmantes, a autora destaca que a história de Liliana "agora pode ser ouvida com dignidade e respeito".

"Digamos que seus desejos, seus sonhos, que poderiam parecer exagerados ou radicais nos anos 90 (...) são mais compartilhados", aponta.

Seu livro ganhou o Prêmio Mazatlán de Literatura 2022, que reconhece anualmente a melhor obra publicada no México, enquanto Rivera Garza recebeu o Prêmio José Donoso no ano passado no Chile por mais de 30 anos de carreira literária.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação