Reino Unido

Príncipe Harry e Meghan Markle assinam carta em prol da vacinação contra a covid-19

Intitulado "A carta do povo", o documento foi divulgado no segundo aniversário da covid-19 sendo declarada uma pandemia

Thays Martins
postado em 12/03/2022 14:12 / atualizado em 12/03/2022 14:13
 (crédito: JULIAN SMITH/AFP)
(crédito: JULIAN SMITH/AFP)

O príncipe Harry e Meghan Markle assinaram, nesta sexta-feira (11/3), uma carta aberta às nações ricas em que cobram que os países se comprometem e se esfossem para acabar com a pandemia. Além do casal, mais de 120 líderes mundiais e organizações também assinaram a carta.

Intitulado "A carta do povo", o documento foi divulgado no segundo aniversário da covid-19 sendo declarada uma pandemia. Nela, é lembrado que muitos países ainda não conseguiram avançar com a vacinação.

"Enquanto alguns países ricos se tornam complacentes com essa crise sem precedentes, bilhões de pessoas no sul global permanecem vulneráveis a essa terrível doença, enfrentando a ameaça de doenças graves e morte", diz um trecho.

A carta acusa os países ricos de atrasarem o processo de imunização em países pobres por se recusarem a transferir tecnologias. “A transferência de tecnologia e know-how de vacinas amplamente financiados com recursos públicos de empresas farmacêuticas aceleraria a produção em questão de meses. No entanto, ainda hoje, um punhado dessas corporações mantém o poder de ditar o fornecimento, a distribuição e o preço das vacinas - e o poder de decidir quem vive e quem morre", diz.

O documento se dirige aos líderes mundiais, especialmente ao Reino Unido. "Nós apelamos aos líderes mundiais que acabem com essa estratégia nacionalista contraproducente de proteger monopólios farmacêuticos, e que finalmente ajam com solidariedade. Agora é a hora de renovar os compromissos feitos ao fundarem a OMS, onde todos os estados concordaram em entregar 'o maior padrão alcançável de saúde como um direito fundamental de todo ser humano", diz.

O casal também resolveu integrar, por meio da Fundação Archewell, a coalização The People's Vaccine, um grupo de 90 nomes e organizações famosos que exigem que as vacinas estejam "livremente disponíveis para todos, em todos os lugares".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação