ESTADOS UNIDOS

Um ano após incidente em Suez, outro navio da Evergreen encalha nos EUA

Embarcação de 334 metros seguia caminho para Norfolk, mas sofreu acidente próximo ao porto de Baltimore

Camilla Germano
postado em 15/03/2022 16:25 / atualizado em 15/03/2022 16:25
A Guarda Costeira investiga os possíveis motivos do barco ter encalhado e estuda formas de resgatar e rebocar o cargueiro para um local seguro -  (crédito: Odd Andersen/AFP)
A Guarda Costeira investiga os possíveis motivos do barco ter encalhado e estuda formas de resgatar e rebocar o cargueiro para um local seguro - (crédito: Odd Andersen/AFP)

Faltando dez dias para completar um ano do incidente envolvendo um cargueiro que impediu a navegação pelo canal de Suez por seis dias, a mesma empresa, a Evergreen, teve um de seus navios encalhado novamente, só que dessa vez, a embarcação estava nos arredores de Washington, capital dos Estados Unidos.

Na noite do último domingo (13/3), o Ever Forward — nome dado à embarcação — sofreu um acidente próximo ao porto de Baltimore. O navio tinha uma bandeira de Hong Kong e 334 metros de comprimento e seguia caminho para Norfolk, no estado de Virginia.

A Guarda Costeira investiga os possíveis motivos do barco ter encalhado e estuda formas de resgatar e rebocar o cargueiro para um local seguro. Além disso, foi solicitado para os navios que se aproximem do porto de Baltimore que diminuam a velocidade e que trafeguem em mão única ao passarem pelo Ever Foward.

Relembre o incidente de Suez

Em 23 de março de 2021, o navio cargueiro “Ever Given”, bloqueou a navegação pelo canal de Suez por seis dias após encalhar. O prejuízo do bloqueio chegou a mais de US$ 400 milhões por hora (ou R$ 2,3 bilhões).

O navio com mais de 400 metros de comprimento só foi desencalhado em 29 de março após uma longa e complexa operação.

Cerca de 422 navios, carregados com 26 milhões de toneladas de mercadorias, permaneceram bloqueados durante o período em que a embarcação ficou encalhada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação