"Zelensky" deixa Kiev com a ajuda de "Putin"

Correio Braziliense
postado em 17/03/2022 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal )
(crédito: Arquivo pessoal )

Quem encontrar o ator uzbeque Umid Isabaev, 41 anos, caminhando pelas ruas de Wroclaw, na Polônia, provavelmente vai acreditar que o presidente da Ucrânia fugiu de seu país. Sósia de Volodymyr Zelensky, Umir conseguiu deixar Kiev no último sábado. Para fugir, contou com a ajuda de Sawomir — sósia de ninguém menos do que Vladimir Putin — e de Howard X (nome artístico), imitador do ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Por telefone, Umid ironizou: "Não fugi da Ucrânia, saí do tiroteio a convite". "Na Ucrânia, eu vivia em um local seguro. As pessoas costumavam me pedir autógrafos e queriam tirar fotos comigo", disse. 

Howard relatou à reportagem que, em 2 de março, ele e Sawomir souberam que Umid estava impossibilitado de abandonar Kiev. "Bombas explodiam ao seu redor, assim como tiros eram disparados. Então, não era nem um pouco seguro ele ficar lá. Além disso, se fosse capturado pelos russos, acabaria forçado a fazer propaganda", comentou. Com o transporte público de Kiev suspenso, Umid não conseguiu alcançar a estação ferroviária, a 15km de sua casa. Chegou a receber o convite de um produtor russo para que fosse escoltado por soldados até Moscou, onde receberia um salário para fazer propaganda para Kiev. Umid recusou a proposta. 

Sawomir acionou um membro da resistência ucraniana, responsável por retirar Umid de seu apartamento e levá-lo a um abrigo seguro, situado a 100km de Kiev, em 8 de março. Na noite de 11 de março, o sósia de Zelensky seguiu viagem de carro até cruzar a fronteira, em Shehyni. Apesar de nunca ter encontrado o sósia Umid, Howard sente gratidão por tê-lo ajudado. "Eu amaria matar pessoalmente Putin. Como não posso fazê-lo, dei uma pequena contribuição para o esforço de guerra  contra a ditadura. Estou feliz com o fato de Umid não ter sido pego pelos russos", afirmou o falso Kim Jong-un. (RC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação