Rússia X Ucrânia

Após ser sequestrado por russos, prefeito de Melitopol, na Ucrânia, é libertado

Em um no Telegram, o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, cumprimenta Ivan Fedorov por telefone e comemora "ouvir a voz de um homem vivo"

Agence France-Presse
postado em 16/03/2022 21:07 / atualizado em 16/03/2022 21:16
 (crédito: Sergey BOBOK / AFP)
(crédito: Sergey BOBOK / AFP)

O prefeito de Melitopol (sul da Ucrânia), sequestrado em 1º de março pelas forças russas, foi libertado, anunciaram nesta quarta-feira (16) as autoridades ucranianas.

Em um vídeo postado no Telegram, vê-se o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, cumprimentando por telefone o prefeito e comemorando por "ouvir a voz de um homem vivo".

"Estou muito melhor. Obrigado por não ter me abandonado. Preciso de um ou dois dias para me recuperar e fico às suas ordens para colaborar com a nossa vitória", responde o prefeito, Ivan Fedorov.

Dasha Zarivna, porta-voz da presidência ucraniana, disse à televisão ucraniana na noite desta quarta-feira que Fedorov foi trocado por nove soldados russos capturados, com idades entre 20 e 21 anos.

"Eles eram basicamente crianças, recrutas que, segundo o Ministério da Defesa russo, não estão presentes na Ucrânia", disse Zarivna.

"Mas o mundo inteiro está mais uma vez vendo que eles estão aqui", acrescentou.

Fedorov estava detido no centro de crise de sua cidade, onde estava lidando com problemas de abastecimento.

Este último tinha sido detido no centro de crise de sua cidade, onde cuidada de questões de abastecimento.

No dia seguinte, Zelensky pediu a seu colega francês, Emmanuel Macron, e ao chefe de governo alemão, Olaf Scholz, que o ajudasse com a libertação de Fedorov.

Outro prefeito, o da cidade de Dniprorudné, também no sul, foi capturado no domingo.

Os sequestros foram denunciados pela União Europeia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação