NOIN

China precisa decidir como quer se posicionar, diz Casa Branca, sobre Rússia

Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca disse ser necessário que a China se posicione sobre a Invasão russa a Ucrânia

Agência Estado
postado em 18/03/2022 17:57 / atualizado em 18/03/2022 17:57
 (crédito: Getty Images via AFP)
(crédito: Getty Images via AFP)

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, reforçou acreditar ser necessário que a China se posicione em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. A conversa de quase duas horas entre o presidente Joe Biden e o líder chinês, Xi Jinping, teve como foco a visão dos EUA e aliados, disse a porta-voz.

Como constava em comunicado, Biden detalhou a Xi Jinping as "implicações e consequências" caso a China dê apoio material à Rússia na invasão. Em coletiva à imprensa, Jen Psaki se recusou a descrever quais seriam as medidas adotadas e justificou que administração julga ser essa a estratégia mais construtiva.

A porta-voz afirmou ainda que a posição chinesa em relação ao conflito será debatida durante a viagem de Biden à Europa, na próxima semana.

Na quinta-feira, 24, por exemplo, o presidente norte-americano participará de reunião extraordinária da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Questionada se Xi Jinping se referiu ao conflito como uma invasão ou guerra, Jen Psaki se recusou a responder e disse não ter uma política de falar por outros países.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.